Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
 
Plano de actividades: instrumento potenciador da função social do Museu

24-04-2014

(continuação)

6.3.1.2 – Área: Incorporação

Segundo a Lei n.º 47/2004, no Artigo 12.º, esta função regula a integração de bens culturais nos acervos:

  “1 – O museu deve formular e aprovar, ou propor para aprovação da entidade que dependa, uma política de incorporações, definida de acordo com a sua vocação e consubstanciada num programa de actuação que permita imprimir coerência e dar continuidade ao enriquecimento do respectivo acervo de bens culturais.” (Lei n.º47/2004: 5380)

O regulamento interno do Museu Municipal de Almeirim previu uma política de incorporações assente, sobretudo, nas necessidades do acervo no cumprimento da vocação e objectivos do Museu. Acresce ainda como condição na incorporação de novos objectos para o acervo, as condições físicas e técnicas necessárias da instituição na preservação do bem cultural.

6.3.1.2.1 - Proposta no âmbito do Plano de Actividades

Acção: incorporação de bens culturais, que pela sua raridade e bom estado de conservação, possam enriquecer a exposição de longa duração do Museu Municipal de Almeirim. Nesta perspectiva, à semelhança do que aconteceu na fundação deste Museu, poderão ser realizadas acções concretas de sensibilização da população, no sentido de continuarem a doar objectos com pertinência para o programa expositivo. Por outro lado, poderão ser realizadas visitas temáticas em que a comunidade será convidada a falar sobre as suas memórias relativamente àqueles objectos, sob a forma de “ Encontros sobre o Património”, onde se discuta este conceito, de modo a promover a sua reflexão junto de um público não especializado.

Intervenientes: Museu Municipal de Almeirim e toda a comunidade.

Objectivos: pôr em prática a política de incorporações definida no regulamento interno do Museu; sensibilizar a comunidade para a questão da preservação do património.

Milheiro*, Marta (2013) Contributos para uma candidatura à Rede Portuguesa de Museus – o caso do Museu Municipal de Almeirim (trabalho de Projecto para obtenção do grau de Mestre em Museologia).

*Licenciada em História da Arte e Mestre em Museologia pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa.

 

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome