Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
 
Projecto para candidatura à integração do Museu Municipal de Almeirim na Rede Portuguesa de Museus:
O Museu Municipal de Almeirim na actualidade

28-03-2014

Inaugurado em 24 de Março do corrente ano, o Museu deixou de ter, a partir do dia 2 de Janeiro, a técnica superior que até então colaborou com a autarquia nesta secção, satisfazendo de uma forma geral as necessidades do serviço, nomeadamente na fase de concretização do projecto museológico, garantindo a coordenação entre a autarquia e a restante equipa de projecto (da qual também fazia parte) e a preservação do acervo e edifício.

Uma vez que a colaboração resultou, entendemos ser coerente não abandonar o processo, apesar da extinção do vínculo laboral que tínhamos com a autarquia. Desta forma, continuámos ligados ao Museu, após a sua inauguração, em regime de voluntariado, justificando-se esta opção pelo sentido de responsabilidade e profissionalismo que sempre nos guiou.

O nosso papel no Museu, à data da elaboração deste trabalho, prendeu-se com o garante do seu acesso público, mediante o horário proposto pela entidade de tutela em articulação com a nossa disponibilidade.[1] Gerimos as marcações de visitas, fazemos a recepção e acolhimento aos visitantes e procedemos ao desenvolvimento de visitas acompanhadas, quando solicitadas, numa atitude contínua de zelo pelo acervo e edifício.

Desde a abertura do equipamento municipal, que observámos uma constante procura nas visitas, tanto em grupo - nomeadamente ao nível de escolas, do primeiro e segundo ciclo (no período lectivo); lares da terceira idade e Actividades de Tempos Livres (sobretudo no período de férias), - como individuais, com destaque para os turistas, vindos de outras localidades, que tiveram conhecimento do Museu através da imprensa local, da publicidade promovida pela Delta Cafés[2] ou ainda através do blogue do Museu[3].

A ausência de um vínculo profissional que nos possibilitasse outro tipo de intervenção no contexto museal; a falta de um plano de actividades com vista ao cumprimento das funções museológicas; e a necessidade de um modelo de gestão adequado têm limitado a prossecução daquilo que foi definido para os objectivos do Museu, como unidade viva e dinâmica.

As estratégias que levariam o Museu a cumprir o seu papel social, num movimento de reciprocidade, em que acolheria propostas e as proporia a outros órgãos sociais e educativos no que concerne à promoção e desenvolvimento de actividades, que incentivassem os públicos a participarem na actividade museológica, nas suas diversas componentes, não têm sido desenvolvidas. Ainda assim, o Museu tem respondido às solicitações que chegam até ele, no âmbito de visitas acompanhadas, como já referimos.

Milheiro*, Marta (2013) Contributos para uma candidatura à Rede Portuguesa de Museus – o caso do Museu Municipal de Almeirim (trabalho de Projecto para obtenção do grau de Mestre em Museologia).

*Licenciada em História da Arte e Mestre em Museologia pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa.

[1] O Museu encontra-se aberto das 10.00 horas às 12.30 horas e das 14.00 horas às 17.00 horas, de terça-feira a sexta-feira.

[2] Dentro da reconhecida política mecenática e cultural desta empresa, a autarquia solicitou-lhe, no início de Março de 2012, apoio na divulgação do Museu, sendo que durante aproximadamente um mês a referida empresa contemplou nos pacotes de açúcar o logotipo do Museu, concebido pelo Gabinete de Desenho da autarquia que foram sendo distribuídos em território nacional.

[3] Desde Novembro de 2008, temos vindo a desenvolver um blogue dedicado ao Museu, como instrumento de divulgação. Apesar de naquela data, o Museu ainda estar em processo de instalação, entendemos juntamente com a Vereação, conceber um sítio na internet que possibilitasse aos interessados a divulgação do acervo, através da rubrica a “Peça do Mês”. Neste blogue, cuja manutenção é da nossa responsabilidade, foram sendo também divulgadas fotografias das obras conducentes às alterações do espaço físico, necessárias à instalação da exposição permanente, com o intuito de criar alguma curiosidade e expectativa a quem o visualizasse. Vd . http://www.museualmeirim.blogspot.pt/

 

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome