Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
 
O ANTIGO FASCÍNIO DO DINHEIRO NOVO
Autor: Robert J. Shiller

25-05-2018

Praticamente ninguém, fora dos departamentos de ciência da computação, pode explicar como cryptocurrencies trabalhar, e esse mistério cria uma aura de exclusividade, dá o novo glamour dinheiro, e enche os devotos com zelo revolucionário. Nada disso é novo e, como acontece com as inovações monetárias do passado, uma história aparentemente convincente pode não ser suficiente.

A revolução da criptomoeda, que começou com o bitcoin em 2009, afirma estar inventando novos tipos de dinheiro. Existem agora quase 2.000 criptomoedas, e milhões de pessoas em todo o mundo estão entusiasmadas com elas. O que explica esse entusiasmo, que até agora permanece intocado pelas advertências de que a revolução é uma farsa?

É preciso ter em mente que as tentativas de reinventar o dinheiro têm uma longa história.   Como a socióloga Viviana Zelizer aponta em seu livro The Social Meaning of Money: “Apesar da ideia do senso comum de que 'um dólar é um dólar é um dólar', em todos os lugares olhamos as pessoas constantemente criando diferentes tipos de dinheiro.” Muitas dessas inovações gerar excitação real, pelo menos por um tempo.

Como meio de troca em todo o mundo, o dinheiro, em suas várias formas de realização, é rico em mística.   Nós tendemos a medir o valor das pessoas por isso.   Isso resume as coisas como nada mais.   E, no entanto, pode consistir em nada mais do que pedaços de papel que apenas circulam em círculos de gastos. Portanto, seu valor depende da crença e da confiança nesses pedaços de papel.   Pode-se chamar de fé.

Estabelecer um novo tipo de dinheiro pode ser visto como uma declaração de fé da comunidade em uma ideia e um esforço para inspirar sua realização.   Em seu livro Euro Tragedy: A Drama em Nove Atos, a economista Ashoka Mody argumenta que a verdadeira justificativa pública para a criação da moeda européia em 1992 era uma espécie de “pensamento de grupo”, uma fé “embutida na psique das pessoas” que “a mera existência”. de uma moeda única… criaria o ímpeto para os países se unirem em um abraço político mais estreito ”.

Novas idéias para o dinheiro parecem ir com o território da revolução, acompanhadas por uma narrativa convincente e de fácil compreensão.   Em 1827, Josiah Warner abriu o "Cincinnati Time Store", que vendia mercadorias em unidades de horas de trabalho, contando com "notas de trabalho", que se assemelhava a papel-moeda.   O dinheiro novo foi visto como um testemunho da importância do povo trabalhador, até que ele fechou a loja em 1830.

Dois anos depois, Robert Owen, às vezes descrito como o pai do socialismo, tentou estabelecer em Londres a Bolsa de Trabalho Nacional equitativa, contando com notas de trabalho, ou "dinheiro do tempo", como moeda.   Aqui, também, usar o tempo em vez do ouro ou da prata como padrão de valor reforçou a noção da primazia do trabalho.   Mas, como a loja de tempo da Warner, o experimento de Owen falhou.

Da mesma forma,Karl Marx e Friedrich Engels propuseram que a premissa central comunista - "Abolição da propriedade privada" - seria acompanhada por uma "abolição comunista da compra e venda". Eliminar dinheiro, no entanto, era impossível, e nenhum Estado comunista jamais o fez. Em vez disso, comomostrou   a recente exposição do British Museum, The Currency of Communism, eles distribuíram papel-moeda com símbolos vívidos da classe trabalhadora.   Eles tinham que fazer   algo diferente com dinheiro.

Durante a Grande Depressão dos anos 1930, um movimento radical, chamado Tecnocracia, associado à Universidade de Columbia, propôs substituir o dólar lastreado em ouro por uma medida de energia, o   erg   .   Em seu livro   O ABC da Tecnocracia   , publicado sob o pseudônimo de Frank Arkright, eles avançaram a ideia de que colocar a economia “em uma base energética” superaria o problema do desemprego.   O modismo tecnocrático provou ser de curta duração, no entanto, após cientistas de alto nível debaterem as pretensões técnicas da ideia.

Mas o esforço para vestir uma ideia maluca na ciência avançada não parou por aí.   Paralelamente à Tecnocracia, em 1932, o economista John Pease Norton, dirigindo-se à Econometric Society, propôs um dólar apoiado não pelo ouro, mas pela eletricidade.   Mas enquanto o dólar elétrico da Norton recebeu atenção substancial, ele não tinha uma boa razão para escolher a eletricidade sobre outras commodities para sustentar o dólar.   Numa época em que a maioria dos lares em países avançados só recentemente havia sido eletrificada, e os aparelhos elétricos de rádios a refrigeradores haviam entrado em residências, a eletricidade evocava imagens da mais alta ciência glamourosa.   Mas, como a Tecnocracia, a tentativa de cooptar a ciência saiu pela culatra.   Colunista sindicalizado Harry I. Phillips em 1933 viu no dólar elétrico apenas forragem para comédia.   "Mas seria muito divertido obter um imposto de renda em branco e enviar ao governo 300 volts", observou ele.

Agora temos algo novo novamente: bitcoin e outras criptomoedas, que geraram a oferta inicial de moedas (ICO).   Os emissores alegam que as OICs estão isentas da regulamentação de valores mobiliários, porque não envolvem dinheiro convencional ou conferem a propriedade dos lucros. Investir em uma ICO é considerado uma inspiração inteiramente nova.

Cada uma dessas inovações monetárias foi acoplada a uma história tecnológica única.   Mas, mais fundamentalmente, todos estão ligados a um profundo anseio por algum tipo de revolução na sociedade.   As criptocorrências são uma declaração de fé em uma nova comunidade de cosmopolitas empreendedores que se mantêm acima dos governos nacionais, que são vistos como os impulsionadores de uma longa série de desigualdade e guerra.

E, como no passado, o fascínio do público pelas criptomoedas está ligado a uma espécie de mistério, como o mistério do valor do próprio dinheiro, que consiste na conexão do novo dinheiro com a ciência avançada.   Praticamente ninguém, fora dos departamentos de ciência da computação, pode explicar como as criptomoedas funcionam.   Esse mistério cria uma aura de exclusividade, dá ao glamour do novo dinheiro e enche os devotos de zelo revolucionário.   Nada disso é novo e, como acontece com as inovações monetárias do passado, uma história convincente pode não ser suficiente.

Robert J. Shiller

Robert J. Shiller, Prémio Nobel de Economia em 2013, é professor de Economia na Universidade de Yale e co-criador do Case-Shiller Index dos preços de imóveis nos Estados Unidos.  Ele é o autor de Exuberância Irracional, a terceira edição da qual foi publicada em janeiro de 2015, e, mais recentemente, Phishing for Phools: A Economia da Manipulação e Decepção, em  co-autoria com George Akerlof.

 

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome