Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
 
O MAL MENOR PARA A ZONA DO EURO
Autor: Jean Pisani-Ferry

06-04-2018

PARIS - Não deveria acontecer assim.  A formação de um novo governo alemão levou tanto tempo que só depois da eleição geral italiana de 4 de março resultou em um terremoto político que a França e a Alemanha começaram a trabalhar na reforma da zona do euro.  A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron, resolveram resolver suas divergências e apresentar um roteiro de reforma conjunto até julho.  Mas eles não podem ignorar as mudanças trazidas pela vitória esmagadora dos partidos anti-sistema da Itália.  Até então, o populismo parecia contido.  Agora se tornou mainstream.

Por três décadas, o consenso dentro da Comissão Européia e do Banco Central Europeu sobre a necessidade de reformas de mercado e finanças públicas sólidas tem sido forte o suficiente para superar a oposição em países pequenos e durar a procrastinação em países pequenos. Hoje, no entanto, o campo de atuação da zona do euro tornou-se um campo de batalha.

Para aqueles que terão que desenhar o modelo franco-alemão, a mensagem da Itália é que a estrutura política que tem dominado a Europa desde meados da década de 1980 não possui mais amplo apoio.  Por três décadas, o consenso sobre a necessidade de reformas de mercado e finanças públicas sólidas tem sido forte o suficiente para superar a oposição em países pequenos (Grécia) e durar a procrastinação em países grandes (França).Nos próximos anos, no entanto, o campo de atuação da zona do euro pode se tornar um campo de batalha.

A primeira baixa deverá ser o Pacto Europeu de Estabilidade e Crescimento, com sua infinidade de regras fiscais, procedimentos de monitoramento e eventuais sanções por déficits excessivos. O Vade Mecum de 224 páginas  sobre a implementação da disciplina fiscal na UE é irremediavelmente complexo, a tal ponto que nenhum ministro da Fazenda, e muito menos o parlamentar, entende perfeitamente o que seu país deve respeitar.

Para populistas, no entanto, regras indecifráveis feitas em Bruxelas são um alvo político simples e direto.  No “Baron Noir” (Barão Negro), uma popular série de TV francesa, um presidente envolvido em um escândalo financeiro quase escapa à indignidade pública ao montar uma coalizão contra multas de déficit da UE.  Com o populismo crescendo em quase toda parte da Europa, a realidade pode em breve ultrapassar a ficção.  Para os grandes países, a ameaça de sanções sempre foi um tigre de papel.  A diferença agora é que o blefe da UE pode ser chamado.

Ausentes sanções, o que garantirá que os participantes da zona do euro se comportem?  É com isso que a Alemanha está compreensivelmente preocupada.  Quaisquer que sejam as reservas que se possam ter sobre a obsessão fiscal da Alemanha, as regras do jogo são necessárias para lidar com a acumulação insustentável de dívida pública numa união monetária.  A ambiguidade política não pode ser invocada em um sistema privado de um forte centro de poder.  Se ninguém souber o que acontecerá se um país não se comportar, a expectativa pode ser que as dívidas sejam monetizadas - com um alto custo inflacionário.

Em uma recente conferência em Berlim, economistas debateram o que fazer se o euro se mostrar insustentável.  Estudiosos alemães proeminentes expressaram a opinião de que, sem a existência de sanções dignas de crédito, apenas a ameaça de saída forçada poderia disciplinar os membros da zona do euro.  Em outras palavras, os governos devem estar enfrentando uma escolha clara: se comportar ou sair.

Tecnicamente, isso não seria difícil de implementar.  Para forçar um país inadimplente, o BCE poderia simplesmente desconectar seu sistema bancário da liquidez do euro.  Isso quase aconteceu em 2015, quando a Grécia estava à beira da saída, e Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças da Alemanha na época, considerou expulsar a Grécia.  Foi preciso uma noite longa e dramática de conversas para os líderes da zona do euro concordarem em não fazê-lo.

Empurrando um país fora, no entanto, terá conseqüências terríveis.  A irreversibilidade do euro pode ser um mito - nada é irreversível -, mas é um mito útil.  Se empresas e poupadores começassem a especular sobre a próxima saída, a confiança na moeda comum logo desapareceria.  As pessoas mudariam suas economias para protegê-las do risco de redenominação.  Um euro alemão valeria mais do que um euro francês, o que, por sua vez, valeria mais do que um euro italiano.  É por isso que Mario Draghi, presidente do BCE, disse em 2012 que faria o que posse necessário  para preservar a integridade do euro.

Então, e se as sanções não funcionarem e a ameaça de saída for uma bomba de fragmentação que prejudicaria a todos?  Em um artigo recente com colegas franceses e alemães, defendemos que a reestruturação da dívida   dentro  da zona do euro seja uma possibilidade credível.  Não consideramos que a reestruturação da dívida seja benigna, muito menos desejável, e não defendemos que seja automática ou impulsionada por acionadores numéricos.

Mas, em um sistema sem sanções, a responsabilidade fiscal só pode ser aplicada se duas condições forem cumpridas.  Primeiro, os governos e aqueles que os financiam devem enfrentar as consequências da irresponsabilidade - isto é, em última análise, a reestruturação da dívida.  Em segundo lugar, a consequente ruptura financeira deve ser limitada, para que os formuladores de políticas não queiram evitar a reestruturação a todo custo.  Isso, por sua vez, requer uma série de reformas que explicamos em nosso artigo.

Essa idéia provoca fortes reservas, não apenas na Itália, onde o establishment político é obcecado pelo endividamento histórico do país, mas também na França, onde o pagamento da dívida é considerado a linha divisória entre países avançados e em desenvolvimento.  As memórias da cúpula de Deauville - um regime mal concebido para enfrentar a dívida pública excessiva discutida por Merkel e pelo então presidente francês Nicolas Sarkozy - ainda são vivas.  A visão francesa é que a reestruturação da dívida não deve ser contemplada, mesmo como um resultado possível.

Mas os franceses precisam enfrentar a nova realidade.  Embora o euro tenha sobrevivido à ruptura financeira de 2010-2012, agora é confrontado por uma perturbação política potencialmente mais desafiadora.  Essa ameaça deve ser enfrentada.

Ausente de um consenso compartilhado sobre a santidade das regras, não há muitas possibilidades.  Um é um euro sem âncora, algo do qual a Europa do Norte não gostaria de permanecer por muito tempo.  Outro é um euro com uma porta de saída bem aberta, algo que levaria rapidamente a outra crise financeira.  E ainda outro é um euro com mecanismos internos definidos e previsíveis de resolução de dívidas.  A última opção é, reconhecidamente, não sem riscos, mas é certamente mais segura que a ameaça de saída.  A França e a Europa deveriam escolher o mal menor.

JEAN PISANI-FERRY

Jean Pisani-Ferry, professor da Escola de Governança Hertie (Berlim) e Sciences Po (Paris), detém uma cadeira Tommaso Padoa-Schioppa no European University Institute e é membro sénior do Mercator em Bruegel, um think tank sediado em Bruxelas.

 

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome