27-03-2015
O ciclone Pam pode ser mais um evento climático extremo intensificado pelo aumento de temperatura e do nível do mar.
Enquanto notícias de Vanuatu, ilha nação que foi atacada por um ciclone, começaram a aparecer no domingo, a devastação deixada pelo ciclone Pam – uma das tempestades mais perigosas que já chegou ao continente – começou a se tornar mais clara.
Foi declarado estado de emergência no pequeno país de 267,000 pessoas, espalhado por 65 ilhas no Pacifico Sul, o qual foi atacado sexta e sábado por um ciclone categoria 5. Há oito mortes confirmadas até agora, a tendência é esse número aumentar com a chegada dos grupos de apoio e a comunicação recuperada.
A Oxfam Austrália disse que ao menos 90% das residências na capital Port Vila em Vanuatu foram “severamente danificadas.”
“As crianças não tem como ir para a escola, não tem energia no hospital, que também quase foi inundado em partes e os danos ao mortuário do estado significa que precisamos de uma instalação temporária rapidamente,” adicionou Colin Collet van Rooyen, director residente da Oxfam em Port Vila. A agência internacional de auxílio Save The Children relatou que ao menos 75,000 jovens foram afectados pela tempestade.
“Esse desastre deixou dezenas de milhares de crianças vulneráveis e estamos particularmente preocupados com seu bem-estar e segurança no rescaldo do ciclone Pam,” disse Tom Skirrow do Save The Children. “Crianças irão ficar muito assustadas, irão ficar com fome e muitas delas estarão separadas de suas famílias.”
O Guardian alertou para uma “terrível escassez de água” no horizonte:
Um piloto que voou para Tanna – uma ilha com 30,000 pessoas no sul da capital, Port Villa – no domingo, relatou haver mais corpos e disse que não há água potável, enquanto a infra-estrutura e os abrigos estão completamente destruídos.
“Como já era de se temer, o epicentro do Pam mirou mais para o lado oeste do que estava previsto, trazendo toda a fúria desse ciclone categoria 5 para as áreas mais populosas de Vanuatu, incluindo sua capital, Port Vila,” disse Jon Erdman meteorologista do Weather.com.
“Severas inundações decorrentes da tempestade ocorreram em áreas costeiras vulneráveis. As rajadas de vento extremas destruíram estruturas inacabadas e danificaram outras. Chuvas torrenciais motivaram o alagamento e podem motivar deslizamentos.”
De acordo com a Pacífico 350, que tem uma equipe em solo em Vanuatu, o ciclone Pam causou “danos sem precedentes ao sector agrícola de subsistência do pais,” destruindo plantações de comida, matando gado, e arrancando árvores frutíferas.
O desastre “mais uma vez aumentou as preocupações sobre a urgência das ilhas nações do Pacifico de responderem ao eventos climáticos extremos intensificados pelo aumento de temperatura e do nível do mar,” escreveu Jessica Mendoza no Monitor de Ciência Cristã.
Para aqueles que desejam doar, CNN compilou uma lista de grupos de apoio “preparados para começar a ajudar assim que for seguro.”
Deirdre Fulton
Fonte: Common Dreams