11-04-2014
(continuação)
Os questionários utilizados foram baseados noutros fornecidos pelo Programa Eco Escolas e os temas abordados foram: Resíduo, Energia, Água e Espaços Exteriores previamente definidos pelo próprio programa, como explicitado anteriormente.
Ao efectivar a auditoria, os técnicos retiveram uma perspectiva global da situação ambiental nos vários jardins de forma a ser delineado o Plano de Acção com vista à correcção e melhoria do ambiente nos jardins-de-infância, principalmente a nível das atitudes e da criação de consciência ambiental de crianças e adultos.
Após a auditoria efectuada a todos os jardins-de-infância intervenientes no programa verificou-se que os aspectos a melhorar eram todos os que se tinham definido para este ano lectivo de 2010/2011. Sendo eles resíduos, água, energia e espaços exteriores. No entanto os resíduos e os espaços exteriores eram os que apresentavam um maior défice (falta de ecopontos, limpeza adequada e espaços verdes). Tendo em conta este cenário, o plano de acção foi elaborado com actividades e acções que visassem melhorar todos os aspectos, com maior incidência nos resíduos e espaços exteriores.
As acções a desenvolver serão as básicas que incidem em formação sobre a correcta separação dos resíduos e limpeza dos espaços exteriores e arranjo do espaço verde para que a comunidade escolar e as famílias se consciencializem das atitudes diárias que fazem toda a diferença na preservação do ambiente e na qualidade de vida das gerações vindouras.
Este plano de acção será aplicado a todos os jardins-de-infância com o apoio da autarquia e os temas serão divididos por períodos lectivos. Assim os resíduos serão tratados no 1.º período, os espaços exteriores no 2.º período e a água e energia no 3.º período.
As actividades deste plano de acção encontram-se integradas nas unidades didácticas a desenvolver pelos jardins-de-infância neste ano lectivo que têm como base a carta da terra para crianças, fazendo igualmente parte do Plano Anual de Actividades do Agrupamento. Desta forma o programa Eco Escolas está integrado no currículo do pré-escolar.
A monitorização da aplicação do Programa Eco Escolas será efectuada nas reuniões do conselho Eco Escolas e pelo acompanhamento permanente da coordenadora do Programa.
A avaliação será efectuada mensalmente com as acções que são desenvolvidas na planificação mensal do departamento do pré-escolar, trimestralmente com a grelha de avaliação do Plano Anual de Actividades e por inquérito no final do ano a todos os docentes, auxiliares e conselho Eco Escola. (Fonte: Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim, Jardins de Infância de Fazendas de Almeirim, Programa Eco Escolas).
O Programa efectivamente foi implementado com o esforço e dedicação de uma Coordenadora (Professora Leonor Henriques) que de certa forma se desviou das impossibilidades de tempo profissional e mesmo pessoal encarregando-se de traçar esta aventura com cabeça, tronco e membros.
A calendarização prevista para a implementação do Programa foi conseguida com resultados certamente bastante positivos mas os quais, por impossibilidade de calendário, não me foi possível apresentar em Projecto Final.
João Torres
Engenheiro do Ambiente