Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 8 de Setembro de 2025  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
 
O que é o Programa Eco-Escolas?
Autor: João Torres

04-04-2014

Destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino, o Programa Eco-Escolas pretende:

- encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade;

- estimular o hábito de participação envolvendo activamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das acções;

- motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário;

- fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem;

- divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional;

- contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local;

Seguindo uma metodologia constituída inspirada na Agenda 21 que de forma simplificada se enuncia em 7 passos:

Conselho eco-escolas; auditoria ambiental; plano de acção; monitorização/avaliação; trabalho curricular; divulgação à comunidade; eco-código.

Em termos temáticos deverão ser tratados por todas as Eco-Escolas os temas base: água, resíduos, energia e alterações climáticas e ainda, complementarmente: biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores, ruído e transportes.

Uma escola que pretenda ser reconhecida com a Bandeira Verde EcoEscolas deverá apresentar a sua candidatura na qual demonstrará que seguiu a metodologia proposta; concretizou o seu plano de acção e realizou actividades no âmbito dos temas de base (água, resíduos e energia) e tema do ano (alterações climáticas).

Programa Eco-Escolas em números:

Implementado em Portugal desde o ano lectivo 1996/97 o Programa Eco-Escolas completou a sua 1ªa década em 2006.

Encontra-se actualmente implementado em concelhos pertencentes a todos os distritos e regiões autónomas do país, localizando-se o maior número de escolas nos distritos de Lisboa e Porto. (Fonte: http://www.abae.pt/programa/EE/inicio.php)

A Auditoria Ambiental realizada aos Jardins de Infância para os quais este programa foi dirigido no caso do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim, teve como objectivo diagnosticar as situações nas quais seria necessário corrigir e/ou melhorar tal como foi o caso da limpeza do recinto escolar através da colocação de pequenos ecopontos e mesmo o embelezamento da mesma com mais espaço verde. Esta auditoria foi realizada de uma forma minuciosa já que foi a primeira vez que esta escola se encontrava a implementar o programa. Assim foram alvo de auditoria os 5 jardins que fazem parte do programa. Os inquéritos foram por isso direccionados para todas as educadoras, auxiliares e crianças dos vários jardins. A investigação das várias temáticas a serem abordadas ficou a cargo da coordenadora do projecto que questionou a autarquia na pessoa que compõe o conselho Eco Escolas. (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almeirim).

João Torres
Engenheiro do Ambiente

 

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome