Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 8 de Setembro de 2025  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
 
Almeirim como Estudo de Caso
Breve Caracterização Biofísica do Concelho de Almeirim
(continuação)
Autor: João Torres

07-03-2014

Com base em dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), o Concelho de Almeirim mais especificamente a Freguesia de Almeirim apresentou entre o censo de população de 1991 e 2001 um acréscimo de população jovem.

No entanto é maioritariamente um Concelho representado por uma faixa etária que vai dos 15 aos 64 anos (67%). Em termos de população idosa a mesma incide em 15,70% da totalidade da população existente provando-se aqui o facto de ser essencialmente um Concelho que vive dos seus recursos agrícolas.

Fig.4. Classificação etária do Concelho de Almeirim (Fonte: INE)

O Concelho de Almeirim apresenta um contexto maioritariamente rural com uma população distribuída entre as quatro Freguesias (Almeirim, Fazendas de Almeirim, Benfica do Ribatejo e Raposa), todas elas possuindo características diferentes umas das outras o que lhe confere em termos concelhios uma heterogeneidade de costumes e saberes.

A característica rural assume no Concelho a maior expressão contrastando com a Freguesia de Almeirim que se assume como urbana.

Refiro este facto já que em termos de Educação e Sensibilização Ambiental a abordagem poderá ter que ser também ela heterogénea mas sem esquecer os seus princípios homogéneos de passagem de informação.

Em termos de Sector Primário no concelho de Almeirim existiam até 2001 cerca de 2.339 explorações agrícolas ocupando uma superfície agro-florestal de 17.419 ha, subdividida em 10.907 ha de área agrícola e 6.512 ha de área florestal. Quanto à forma das explorações, metade era do tipo familiar, e só cerca de 6% possuíam trabalhadores com carácter de permanência. A utilização dos solos agrícolas era repartida em 29% por culturas temporárias e 71% por culturas permanentes. Quanto às principais culturas existentes no concelho, a vinha era predominante ocupando 47%, os frutícolas e hortofrutícolas cerca de 15%, o milho 11 % e o tomate 4%. No que respeita à produção animal, existiam no concelho em 1989 cerca de 22.000 efectivos, sendo metade deste valor referente a suínos. Na estrutura anual do Valor Acrescentado Bruto agrícola concelho o produto vegetal era responsável por 90%, a produção florestal por 6% e o sector animal por 4%.

O Sector Secundário éfundamentalmente constituído por Construção e Obras Públicas, Metalurgia, Metalomecânica, Material Eléctrico e Transportes, Calçado, Vestuário e Têxteis, Alimentação e Bebidas, Madeira e Cortiça.

O Sector Terciário é essencialmente definido por Comércio, Bancos e Seguros, Transportes e Comunicações, Administração Pública, Serviços.

Fig.5. Vista aérea de Almeirim contemplando a sua característica de Paisagem.

 

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome