Borba Reserva (1991)
11-07-2014 - N.A.
Normalmente é bom sinal quando tiro os copos de Borgonha do armário, das duas…três : ou vem de lá um vinho da minha região de eleição ou um vinho com uma certa idade ou então vamos beber Anima. Hoje ficamos pela segunda opção.
É provavelmente um dos mais emblemáticos rótulos nacionais, reconhecível por toda a gente que gosta de vinho e é sem dúvida um clássico da região.
Este menino tem 23 anos e decidi abrir para provar. De notar o lacre impecável que apresentava é uma rolha sem mancha nem sinais de perda, o rótulo impecável, todos estes factores demonstram o cuidado que houve na guarda deste vinho.
O vinho tem uma bonita cor alaranjada, mas ainda com uns tons vermelhos no centro. Límpido, muito límpido.
No nariz é elegância pura adornada por 23 anos de garrafa. Notas de flores desidratadas, fruta macerada e aquela nota terrosa que tanto adoro. A complexidade do nariz vai evoluindo à medida que vai respirando e vai demonstrando folha seca, cogumelo, chão de floresta e como seria de esperar já um toque de couro.
Na boca entra com elegância e demonstra ainda bastante vivacidade. Apresenta uma boa acidez e um corpo de veludo. As especiarias veem ao de cima e terminam num excelente e longo final de boca.
Um clássico a todos os níveis!
Nota: 17
Preço: 4.90€
João Chambel
E Tudo o Vinho Levou http://www.etudoovinholevou.com/borba-reserva-1991/
Voltar |