Uma obra de Géricault no ateliê de Delacroix
07-03-2014 - N.A.
O Museu Eugène Delacroix adquiriu uma obra de Théodore Géricault, uma cópia de um quadro de Antoine- Jean Gros . Géricault, amigo e inspiração, que aqui se apropria do fulgor de Gros, adquire todo o seu sentido no ateliê de Delacroix.
Géricault foi para Delacroix um modelo que nunca deixou de referir nos seus apontamentos, em particular na sua capacidade de atingir o sublime, num notável controlo na escolha do motivo, no uso das formas e na organização da composição. Os dois jovens tornaram-se amigos.
Géricault nutria uma grande admiração pelas obras de Antoine- Jean Gros (1771-1835), aluno de Jacques -Louis David , autor da obra as Vítimas da peste de Jaffa (Louvre , 1804) e a Batalha de Eylau (Museu Louvre, 1808 ). Géricault trabalhou nesta composição o retrato equestre do irmão de Napoleão , Jerônimo Bonaparte, rei de Westphalia, que foi exibido no Salão de 1808 (Versailles, Musée du Château ). Foi, provavelmente, alguns anos mais tarde, na oficina de Gros, que fez várias cópias da obra, provavelmente tendo como ponto de partida um esboço que Gros tinha guardado. A presença de Géricault no ateliê de Gros reflecte os estreitos vínculos que foram estabelecidos entre os dois artistas.
Fiel à composição geral da tela inicial, Géricault traz a sua forma única para executar o plano. A violência do campo de batalha é evocada num segundo plano por uma mancha brilhante. O cavalo foi desde muito cedo um dos seus motivos favoritos, uma pujança e uma vivacidade crescentes. Sob a roupagem, o sangue como apontamento culminante da composição.
A entrada desta tela - até então pertencente a uma coleção particular parisiense – para a coleção do museu de Delacroix destaca o profundo respeito que Delacroix teve por aqueles dois pintores. Na verdade, partilhou com Géricault, o seu grande interesse por Gros, a quem chega a dedicar um artigo publicado a 1 de Setembro de 1848 na “Revue des Deux Mondes”. Nos textos preparatórios para este artigo, declarou: «Gros é o artista inspiração por excelência.»
Venha descobri-la, teremos o maior prazer em recebê-lo!
© 2013 Musée du Louvre/ Harry Bréjat

Voltar |