Morreu Paco De Lucía, um revolucionário da guitarra
28-02-2014 - E.M.
Paco De Lucía, "um génio" que morreu aos 66 anos em Cancún (México), foi considerado um revolucionário da guitarra e um dos principais responsáveis pela popularização do flamenco, arte que levou aos quatro cantos do planeta.
Nascido em 1947, Paco De Lucía transformou-se nas últimas quatro décadas numa das principais “vozes” da música espanhola, com concertos em dezenas de países - em Portugal tocou várias vezes.
Paco De Lúcia (Paco é diminutivo de Francisco e Lúcia era o nome da mãe, de origem portuguesa) fez pelo menos dois 'tours' em Portugal, o último dos quais em 2004, quando apresentou o álbum “Cositas Buenas”, mas no ano passado actuou para um público luso-espanhol no Festival de Fado e Flamenco (Badasom) em Badajoz.
De uma família de músicos - tem dois irmãos guitarristas e um outro cantor - colaborou ao longo da carreira com dezenas de músicos, incluindo guitarristas como Al DiMeola, John McLaughlin ou o pianista Chick Corea.
Uma das maiores obras de Paco de Lucia é a sua participação no álbum Friday Night in San Francisco, em que a música Mediterranean Sundance/Rio Ancho é composta por Paco de Lucia em parceria de Al Di Meola.
Friday Night in San Francisco, é um álbum de 1981 ao vivo interpretado por Al Di Meola , John McLaughlin e Paco de Lucía. Foi descrito pelo autor e crítico de jazz Walter Kolosky como "um evento musical que pode ser comparado com e desempenho da Benny Goodman Band’s no Carnegie Hall [1] em 1938, podendo ser considerado o que mais influenciou para todo o sempre a musica de viola acústica.
Todas as faixas, excepto Guardian Angel (Anjo da Guarda) foram gravadas ao vivo no The Warfield Theatre em 5 de dezembro de 1980, em San Francisco, Guardian Angel foi gravado em Minot Sound, em White Plains, Nova Iorque.
Misturou o flamenco com jazz, blues, country, salsa, bossa nova e até música hindu e música árabe, inspirando mestres de vários estilos.
Além de ser galardoado, em 2004, com o Prémio Príncipe das Astúrias - considerado o Nobel espanhol - recebeu, no mesmo ano, um Grammy pelo melhor álbum de flamenco, o Prémio Nacional de Guitarra de Arte Flamenco, a Medalha de Ouro Mérito das Belas Artes 1992, o Prémio Pastora e o Prémio da Música 2002.
E.M.
[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Benny_Goodman


Voltar |