Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 12 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

10 ARTÍSTAS DE QUE MÁRIO DIONÍSIO FALOU

02-01-2015 - N.A.

Exposição que reúne obras (grande parte delas pertencentes ao acervo da Casa da Achada) de 10 artistas sobre os quais Mário Dionísio escreveu em livros, prefácios, álbuns, catálogos, artigos: Cândido Portinari, Júlio Pomar, Júlio, Manuel Ribeiro de Pavia, Carlos de Oliveira (um grande escritor que também pintou), Abel Salazar (um grande cientista que também pintou), Júlio Resende, Manuel Filipe, Vieira da Silva e José Júlio.

A Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, fundada em Lisboa em Setembro de 2008 por mais de meia centena de familiares, amigos, ex-alunos, ex-assistentes, conhecedores e estudiosos da sua obra, foi aberta ao público em Setembro de 2009.

Partindo do espólio, interesses e obra de Mário Dionísio, a Casa da Achada, sede do Centro Mário Dionísio, pretende ser um pólo cultural de Lisboa, cidade em que o escritor, pintor e professor nasceu (1916), viveu e morreu (1993).

No Centro de Documentação encontram-se os seus espólios literário e artístico, o seu arquivo pessoal, além da sua biblioteca privada e de Maria Letícia Clemente da Silva. É um local de investigação, estudo e consulta. É possível, mediante marcação, consultar o arquivo e a biblioteca - composta por cerca de 6000 exemplares e 300 títulos de edições periódicas – cujo catálogo se encontra disponível on-line (ver catálogo Biblioteca Centro de Documentação).

A Zona Pública é um local de exposições, leituras, cinema, conversas, cursos, oficinas e convívio – actividades que partem dos interesses da vida e da obra de Mário Dionísio – e tem uma outra biblioteca de características populares, onde funciona um serviço de empréstimos e cujo catálogo (sempre em actualização) já se encontra também disponível on-line (ver catálogo Biblioteca Pública).

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome