Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 12 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

IEC LONG, a nova curta-metragem de João Pedro e João Rui Guerra

19-12-2014 - N.A.

Esta nova curta-metragem de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, teve estreia mundial no novo Festival de Cinema Porto/Post/Doc na passada quinta-feira, dia 11 de Dezembro, no Cine Teatro Rivoli, numa sessão apresentada pelos realizadores.

Depois da curta ALVORADA VERMELHA (2011) e da longa A ÚLTIMA VEZ QUE VI MACAU (2012), filmes que marcaram o reencontro de Guerra da Mata com um território que marcou profundamente a sua infância, e, em simultâneo, o primeiro encontro de Rodrigues com a cidade, os realizadores regressaram a Macau para filmar a nova curta-metragem, IEC LONG.

IEC LONG é o quinto filme de uma série de “filmes asiáticos”, depois dos dois já referidos e de CHINA, CHINA (2007) e MAHJONG (2013), estes últimos filmados em Portugal.

A nova curta-metragem dá-nos a conhecer as ruínas de uma antiga fábrica de panchões (fogo-de-artifício em macaense) povoada de fantasmas e memórias passadas dos seus trabalhadores, traçando um puzzle em que a narrativa desafia a realidade, criando um álbum de geografia física e emocional daquele lugar.

A mesma fábrica serviu de palco a um misterioso assassinato em A ÚLTIMA VEZ QUE VI MACAU. “Quando visitámos pela primeira vez a Fábrica de Panchões Iec Long em 2011, esta estava em ruínas e era utilizada para “war games”, um género de “paintball”, explicam os realizadores. “Nessa altura o futuro da fábrica era incerto.

Votada ao abandono durante décadas, a fábrica é um testemunho de uma das mais importantes e antigas actividades de Macau, o fabrico de panchões. Estava em risco de ser demolida devido à feroz especulação imobiliária. Lia-mos notícias contraditórias nos jornais de Macau: seria recuperada ou demolida para dar lugar a mais um casino? Imediatamente percebemos que teríamos que voltar a Macau para filmar a Iec Long”, acrescentam.

O filme será apresentado esta quinta-feira, 11 de Dezembro, às 23h30, no Cine Teatro Rivoli no âmbito do novo festival de cinema Porto/Post/Doc, numa sessão apresentada pelos dois realizadores. João Pedro Rodrigues desloca-se ao Porto, vindo expressamente dos Estados Unidos, onde se encontra a trabalhar na sua próxima longa-metragem O ORNITÓLOGO, com uma bolsa do Radcliffe Institute da Universidade de Harvard.

Os dois cineastas quiseram, assim, apoiar a primeira edição do novo Festival de Cinema Porto/Post/Doc que “tem potencialidades de se tornar numa peça fundamental da vida cultural do Porto e do país”, afirma a dupla de realizadores.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome