Custódio Castelo apresenta em Almeirim, Festival Guitarra D’Alma
21-11-2014 - N.A.
É sobre a batuta do grande guitarrista Custódio Castelo, que Almeirim vai ter o primeiro festival de guitarra portuguesa.
Custódio Castelo é um dos expoentes máximos da guitarra portuguesa, e terá neste seu festival a participação de Luísa Amaro, viúva de Carlos Paredes, a orquestra de guitarras portuguesas da Esart e Custódio Castelo fechará o evento com o seu quinteto.
No seu percurso artístico, Custódio Castelo estabeleceu com a cantora Cristina Branco uma parceria que levou a imprensa a referir-se à sua composição musical como “fulgurante”, “bela e perfeita”, entre a tradição e a inovação. Com Cristina Branco realizou sete álbuns, dois deles, “Murmúrios" (1998) e “Post-scriptum (1999) distinguidos com o prémio Choc de L’Année du Monde de la Musique na categoria de World Music.
Do palmarés de Custódio Castelo refira-se a participação no álbum “Garras dos Sentidos”, de Mísia, no “Na linha da vida”, de Camané, como acompanhador de Mafalda Arnaulth no Royal Albert Hall, e guitarrista de Amália Rodrigues, nos seus últimos concertos nos Estados Unidos.
Virtuoso guitarrista tem-se apresentado como solista em importantes festivais internacionais, nomeadamente o de Belo Horizonte, o World Music of Philadelphia, o International of Rabat, o North Sea Jazz, nos Países Baixos, ou o Festival du Sud, em França.
Custódio Castelo nasceu a 23 de Dezembro de 1966, é de Almeirim, e conta entre outros com o “Prémio Amália 2010” da Fundação Amália para o Melhor Instrumentista.
O Festival será efectuado em diversos espaços Municipais, a saber, conforme cartaz do evento.
Fonte: http://www.custodiocastelo.com/

Voltar |