Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 29 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Casa cheia em Torres Novas no lançamento do livro Mulheres Incomuns

29-03-2024 - Vanda Candeias

Casa cheia em Torres Novas, no Auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, na Sessão de lançamento do livro Mulheres Incomuns, que homenageou a torrejana Conceição Zagalo, um nome incontornável da economia social em Portugal e uma das mulheres de referência retratada por Ana Isabel Gonçalves dos Santos, igualmente ribatejana e que também esteve presente nesta ocasião.

Num dia que foi de celebração para retratada e autora, viveram-se momentos emotivos e vibrantes,com muitos risos, partilha de ideias e muita música.Participaram na sessão além da homenageada, Luísa Bernardes, Coautora do Livro “Mulheres Incomuns”,João Luís de Sousa, Diretor Adjunto do Grupo Editorial Vida Económica, o Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Paulo Ramos Ferreira, e Vera Margarida CunhaCoautora do Livro “Mulheres Incomuns”. Os momentos musicais do programa estiveram a cargo da Sociedade Velha Filarmónica Riachense; do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos e do ChoralPhydellius. Sandra Mayfez a leitura do poema de Filipe Almeida, um dos Autores de um dos dois Prefácios desta obra. Uma Sessão de Autógrafos e umbeberete de convívio fecharam com chave de ouro uma tarde inesquecível em Torres Novas.

A Comunidade Mulheres Incomuns é um projeto alinhado com a agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que nasceu da vontade de Luísa Bernardes, Susana Castanheira e Vera Margarida Cunha contribuírem para que os extraordinários percursos e sucessos alcançados pelas mulheres em Portugal sejam mais conhecidos, inspirando outras mulheres a darem a conhecer-se e promovendo a liderança no feminino. A primeira ação desta Comunidade de Celebração do Sucesso Feminino, assente no voluntariado, foi escrever um livro sobre Mulheres de Referência que se destacam na sociedade pelos seus percursos profissionais e pessoais. Assim nasceu o livro Mulheres Incomuns, uma obra a 24 vozes (12 mulheres retratadas e 12 mulheres escritoras) que apresenta projetos e trajetos pessoais e profissionais muito diversos. Na academia, na economia social, na investigação, no jornalismo, em grandes empresas, na política e em grandes organizações, o papel destas mulheres é um pilar fundamental da construção e do desenvolvimento dos vários alicerces da sociedade.

O livro Mulheres Incomuns, com a chancela do Grupo Vida Económica e à venda na Almedina, na Bertrand, na FNAC, Vida Económica e na Wook, inclui o duplo prefácio de Luís Marques Mendes e Filipe Almeida. As 24 mulheres que integram esta obra são: Cecília Carmo, retratada por Catarina Mendes Martins; de Céline Abecassis-Moedas, retratada por Manuela Almeida Carvalho; de Cidália Pina Vaz, retratada por Helena Moura; de Conceição Zagalo, retratada por Ana Isabel Gonçalves dos Santos; de Isabel Ferreira, retratada por Cristina Passas; de Luísa Ferreira, retratada por Rita Pedro; de Luísa Neto, retratada por Vera Margarida Cunha; de Manuela Grazina, retratada por Luísa Bernardes; de Maria Amélia Cupertino de Miranda, retratada por Susana Castanheira; de Maria Manuel Leitão Marques, retratada por Isabel Almeida Gomes; de Rita Nabeiro, retratada por Vanda Narciso; e de Sílvia Nunes, retratada por Ângela Santos.

Fonte; VALKIRIAS

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome