Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

RTP estreia “Planeta A”, série documental sobre o desafio da sustentabilidade

15-04-2022 - Comunidade Cultura e Arte

“Planeta A” tem nove episódios que foi gravada em dois anos um pouco por todo o mundo.

Esta nova série documental tem coordenação de realização de Jorge Pelicano, o mesmo cineasta que fez filmes como “Páre, Escute, Olhe” (2009), “Pára-me de Repente o Pensamento” (2014) ou “Até Que o Porno Nos Separe” (2018).

“Planeta A” é uma série sobre o desafio da sustentabilidade; não só sobre o problema das alterações climáticas mas também sobre as soluções que têm vindo a ser encontradas a nível global, tudo isto sem se perder a ligação com a realidade portuguesa.

“A RTP é o único operador de televisão nacional que produz e emite documentários regularmente. Com Planeta A queremos contribuir para uma visão portuguesa dos grandes temas do nosso tempo, uma visão que possa apoiar decisões informadas e acertadas, decisivas para o nosso futuro coletivo. Partindo de histórias da vida real em Portugal e no mundo, enquadradas cientificamente nas várias latitudes”.

Afirmou José Fragoso, Director de Programas da RTP1, em 2020, quando foi apresentado o projecto desta nova série na Fundação Calouste Gulbenkian.

Coproduzida pela RTP e pela Fundação Calouste Gulbenkian, a série “” Planeta A” vem dar a conhecer, em nove episódios, algumas das respostas mais inovadoras a questões como a poluição, o aquecimento global, o crescimento exponencial da população, a pobreza e a desigualdade, bem como propostas que pretendem amenizar as tensões culturais, políticas e raciais que emergem de todos esses desafios. “, pode ler-se num comunicado da RTP.

Fotografia de RTP/Até ao Fim do Mundo

Ao longo de mais de dois anos, o apresentador da série, João Reis, viajou pelo planeta em busca de perguntas e de respostas, tornando-se o elo de ligação entre cientistas e investigadores de todo o mundo e o trabalho, realizado por vários indivíduos e organizações, que está a produzir muitas mudanças, a nível local. “ É esta aventura, que oscila entre a apreensão e a esperança, mas é movida por uma enorme curiosidade, que João Reis partilha com os telespectadores. “, pode ler-se ainda no mesmo comunicado.

A viagem que esta série retrata começa na Alemanha (país europeu que mais aposta nas energias renováveis, mas é também o maior emissor de CO2 do continente) e acaba na Cidade do Cabo (que, em 2018, esteve muito perto do “Dia Zero” – o dia em que se tornaria a primeira grande cidade mundial a perder o acesso à água canalizada), passando por muitas outras paragens.

Com esta série, a RTP e a Fundação Calouste Gulbenkian pretenderam olhar para as soluções capazes de dar resposta às sentenças mais fatalistas e aos discursos e atitudes mais catastrofistas; com esta série, a RTP e a Fundação Gulbenkian querem mostrar que ainda é possível construir um planeta sustentável. “, lê-se no mesmo comunicado da RTP.

Os nove episódios (Alterações Climáticas e Energia, Instituições Democráticas, Produção e Consumo, Pobreza, Cidades Sustentáveis, Água, Educação, Inovação, Infraestruturas e Comunicação e Oceano) serão exibidos a partir de dia 18 de abril, às segundas-feiras, às 22h45 na RTP1 e RTP Play.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome