Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

Dívida externa Portuguesa recua para 92,9% do PIB
02-03-2018 - Redacção

Em termos nominais, a dívida externa até subiu 3,3 mil milhões de euros, sobretudo devido à valorização da dívida pública. No entanto, o crescimento da economia compensou o efeito.

A dívida externa portuguesa diminuiu para 92,9% do PIB em 2017, revelou esta quarta-feira o Banco de Portugal. O recuo do peso do endividamento face ao exterior verificou-se apenas por causa do crescimento da economia já que, em termos nominais, a dívida até subiu.

De acordo com os dados publicados pelo banco central, no final do ano passado a dívida externa estava avaliada em 178,6 mil milhões de euros, mais 3,3 mil milhões do que o verificado no final de 2016.

Ainda assim, o organismo liderado por Carlos Costa explica que este aumento nominal "foi justificado, em grande parte, pela valorização da dívida pública portuguesa". Sendo este um activo detido sobretudo por não residentes, implica um aumento dos passivos portugueses face ao resto do mundo.

Da mesma forma, a Posição de Investimento Internacional - uma medida mais lata que inclui, para além da dívida externa, os instrumentos de capital, ouro em barra e derivados financeiros - acentuou a sua posição negativa, para 204,1 mil milhões de euros, face aos 196,8 mil milhões registados no final de 2016.

Esta degradação resultou das variações de preços e cambiais (uma vez mais, da valorização dos títulos de dívida pública, mas também da apreciação do euro face ao dólar), mas foi contrabalançada por uma evolução positiva das transações. Contas feitas, em termos nominais a posição degradou-se e face ao PIB manteve-se praticamente inalterada: passou de 106,3% para 106,2%.

Margarida Peixoto

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome