Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

25 ABRIL, 25 ABRIL E METAMORFOSES DE ABRIL
25-04-2022 - João Andrade e Silva*

Pediu-me o Eduardo, companheiro e camarada de longas batalhas, para falar do 25 de Abril 74, faço-o por dever, amizade e batalha, mas com uma grande desilusão, porque só posso falar daquele Abril em que participei, como todos, de alma e coração, mas hoje, muitos desses o renegam, até um dos que assaltou o gabinete do comandante comigo, faz poemas ao mítico e ingénuo Salazar que terá sido enganado (julgo até, como psicólogo, que Salazar seria psíquica e, de certeza, socialmente uma pessoa com graves défices, ou mesmo patologias), a estes, somam-se todos os usurpadores, malabaristas e inimigos travestidos com grândolas e cravos que MALTRATAM TODOS OS DIAS HOMENS DE ABRIL, ( com a grave cumplicidade dos que se filiaram em partidos para os legitimarem nesta vertente de Abril, e receberem dos seus militantes adulações) , e, hipocritamente, exaltam até ao êxtase alguns dos que já partiram, mas para HAVER ABRIL, desde logo, a primeira exigência da sua existência era o reconhecimento actual e perpétuo dos Militares e povo que fez ABRIL, e se manteve sempre fiel à defesa da liberdade, do desenvolvimento, da dignidade, da moralidade, da verdade e da honestidade , e nunca se venderam, ou entraram em jogatanas, ou portas giratórias - eia os capitães e povo de Abril.

Logo, uma parte das comemorações que aí se fazem envergonham aquele Abril, e são a mera sinalização não do glorioso feito do 25 de Abril, mas sim, de um facto importante para quase todos -o derrube da ditadura e o fim da guerra que poupou milhares de vidas e Portugal a um grande desastre - a derrota militar e política na Guiné ia ter altos custos.

Considerando que o 25 de Abril 74 teve o seu EVEREST FAZER, O SEU EVEREST DEFENDER E O EVEREST CONSTRUIR falarei de cada um

FAZER

Aos 23 anos, em Dezembro 71, dizer ao todo poderoso general Bettencourt Rodrigues que a guerra em Angola era um disparate militar foi um acto ASSOMBROSO de que me honro.

Em Novembro 72 escrever ao meu camarada, alferes Custódio Pereira, que os subalternos teriam de levantar a sua voz contra aquela guerra FOI GLORIOSO (como digo no meu diário de guerra, passei por 2 batalhões, 5 companhias só vi camaradas capitães e de todos os outros postos superiores submissos e alguns muito incompetentes e com medo até dos nossos militares/os seus soldados, por exemplo dos Martins, Valente; Vinagre, Sá etc etc )

Regresso em 73 a EPA-Vendas Novas. Tudo muda. Vejo capitães cheios de coragem: Cap Domingos, Cardoso; tenentes guerreiros e mulheres guerreiras a Adelaide, a Aurora e a Amélia, tudo muda.

Aquela EPA é um laboratório de ideias : comuna de Vendas Novas - Capitão C. ( não digo os nomes, porque ainda dizem que é mentira), bombardeamento da Siderurgia Nacional ( Tenente H. P.), puro terrorismo, recusado por todos ( Tenente A.R.), em 4 Dezembro 73, DIA ARTILHARIA, aprisionar o Ministro Exército (alguns tenentes, fazia parte do grupo); Capitão Domingos ao subsecretário de estado exército declara perante todos: nunca aceitaremos estar de cócoras, ou de joelhos perante os adversários, isto a propósito dos decretos dos novos oficiais do Quadro especial do QP (uma causa remota que se tornou insignificante a partir da reunião do monte do Sobral, Setembro 73)

Imensas reuniões no quartel, Monte Sobral, Évora, em 9 Setembro um estremeção imenso, 150 camaradas - o regime tremia; depois na casa de Salgueiro Maia, em Novembro 73 .Os meus camaradas capitães Ferreira da Silva e Ferreira de Sousa, apesar de ser novato, levavam-me para estas andanças na casa de Salgueiro Maia. Ele era o comandante, julgava-o com bastantes mais anos de idade, tinha 28, e a decisão ali era: DERRUBAR PELAS ARMAS o REGIME - MUDAR O REGIME E ACABAR COM A GUERRA, perguntando a 5 generais (Spínola, Costa Gomes, Kaúlza, Troni)se concordavam com a queda do governo e a substituir porque tipo de governo e com o fim da guerra??

Elemento ligação coronel Frade Júnior. Não houve resposta. Só Spínola terá dito que não queria nada com capitães, tinha a calçada da Ajuda às suas ordens, logo.. Não se fala destas reuniões, mas aconteceram (EPA, EPC, EPI, CIAAC e representante dos pára-quedistas, as chamadas unidades fortes para uma acção rápida e vitoriosa.... coisas....) reuniões descritas nos livros de Dinis de Almeida. Adorei estas reuniões como as MUITO DIFÍCEIS de ligação com regimento cavalaria de Estremoz.

Entretanto, Íamos pensando, acabada a guerra teremos uma comunidade luso-africana - asiática imensa, amiga, incomensurável, e para Portugal, como disse, quando me pediram, um regime tipo sueco. Quando tinha 16 anos ao ver as meninas suecas nas praias da madeira semi-nuas, pensei que havia liberdade sexual, amor livre, vida social, cultura, bem-estar, adorei tal sociedade. Definida o MODELO SOCIAL E POLÍTICO SUECO, (nórdico) e de início, dizia adaptado a Portugal. (muito depois vim a saber que se chamava um regime social-democrata. A social-democracia nórdica com impostos indexados e corruptos, logo demitidos e julgados, vencimentos justos, logo, o meu grito VIVA ESTE TIPO DE REGIME, baseado sempre na realidade material e espiritual. Desconhecia a URSS e Cuba, da China sabia o que o meu pai, na década de 60, via do lado de Macau - uma realidade social porreira nos seus costumes)

A reunião de Cascais Março 74 - quem vai à luta sem Reservas - O exército! O comandante na Vitória seria Costa Gomes, os tenentes falavam de um capitão. Os ajuizados diziam tem ser general, por causa do Mundo, logo - Costa Gomes!

Marinha e Força aérea neutralidade activa.... (que no dia 27 Abril passou a acção muito activa ... coisas....)

SURPRESA 16 MARÇO 74

O 16 Março uma surpresa na EPA, somos contactados pelo OSCAR às 3h, o alferes Firmino Mendes recebe o telefonema, às 8h o Óscar ia entregar-nos a ordem de operações. Óscar não apareceu, mas estivemos armados e em polvorosa para sair. O golpe antecipado à moda de Spínola e de outros mestres actuais falhou. Um abalo para o regime, Camaradas presos outros desviados para os Açores (uma moda, Salgueiro Maia será, por quem? Eu fui desviado para a Madeira em Março 76, pelo Sr. General Eanes, depois de me ter RECUSADO a embarcar por duas vezes, mas a 13 de Março 76 o Sr. general comunica-me pessoalmente a sua decisão ou cumpro a ordem, por causa da minha intervenção no Alentejo, - Portugal estende-se do Minho ao Algarve. alerta-me, ou sou preso por desobediência. Tenho 26 anos, o que diz isto, a estas gentes. Mas sei e sabe o Dinis de Almeida que é uma condenação à morte - ia sendo morto no dia 18 Abril 76, faz anos hoje, era Páscoa. Defendi-me em legítima defesa, preso na Trafaria 2 anos - o Sr. General Eanes telefonou-me a dizer que estava atento, mas na prisão da Trafaria fui torturado psicologicamente - insultos e fisicamente - solitária, pelo coronel de Artilharia Correia - conhecido pelo berda-merda, malcriado e ordinário, mas rico e de tudo me queixei ao Sr. General Vasco Lourenço e nada aconteceu - antes no fascismo era muito pior. E o coronel tratava bem o nosso General. mandava um Tenente dizer com a tropa em formatura que iam receber um general político, mas tudo ia correr bem, ofereciam-lhe o almoço seu preferido – costeletas - insólita vergonha e completo descalabro militar e moral, Trafaria 76, mas tudo isto importa o quê, não era, nem sou tarrafalista e falam de Abril. Calai-vos, falai de outros feitos!)

Derrota das Caldas, logo, a EPA procura reorganizar as Forças. O Capitão Ferreira de Sousa e outros reúnem O MOVIMENTO DOS CAPITÃES sobrante, no polígono da EPA e o pacifista mor do mundo, tenente Sales Grade, garante a segurança próxima - UM ESPANTO!....coisas... milagres de Vendas Novas, e como os outros - segredos ..grande País! Grandes Historiadores!

Os capitães estão fortes, Estremoz adere mais, estão presos muitos camaradas ditos Spinolistas, Almeida Bruno, Monge, Varela, Casanova Ferreira. Vou ao Ralis jurar que os libertaríamos, ou eu próprio o faria (auto convencido! mas...) disse-o ao meu camarada Carvalhão. Não gostei nada, mesmo nada, de me cruzar com outro preso, o meu camarada MC, que nem o podia ver, por causa das praxes na AM, e julgava que merecia mil anos mais um de prisão, but...

O Movimento capitães segue em frente, Otelo cresce e, vai ser assim, por algum tempo (algum)

EIA!

24 de ABRIL MY GOD!

O VULCÃO ENORME DA LIBERDADE ....OH CEGOS VAI ACONTECER !

Íamos receber a 25 de Abril o ministro do Exército, e para sermos grandes tudo fizemos não para o Ministro mas para o 25 de Abril: Fizemos exercício de Alarme, com a bateria de Ordem pública de obuses 8,8, a maior e melhor de sempre, pronta que nem um raio.

E lá vem o plano: os capitães Patrício e outros vão reunir -se com o comandante no seu gabinete, depois do jantar, para tratarem dos detalhes .A reunião não pode terminar antes das 22h 55m - a hora certa do início de Abril, também não se sabe mas...foi a HORA CERTA 22h55m, PAULO DE CARVALHO VAI CANTAR "E DEPOIS DO ADEUS"... coisas.. .mas ....-

Recebem a missão de às 22h 55m assaltar o gabinete do comandante, que se julgava armado, por ordem de antiguidade: os tenentes Andrade da Silva ,Henrique Pedro e Amílcar Rodrigues. À hora certa, Amílcar não está e o substitui, o Sales Grade. Um pacifista à Gandhi,

OH bem pensantes e do VIVA Abril sem o viver, sois capazes de imaginar o que é, em pleno fascismo, 3 tenentes com 25 anos atacarem o gabinete do comandante para o prenderem, e se necessário se defenderem a tiro da ameaça de morte??? Sabeis ??? Pelo que oiço e vejo não creio, mas o proclamo com toda a humildade e total HONRA

EIA!

É um acto belo, poético, trágico, GLORIOSO que só o vivendo, ou fazendo o esforço imortal para o viver, pode ser humanamente sentido -UMA EXPLOSÃO INTERNA TOTAL E MULTIDIRECIONAL, que só o amor à causa e a coragem o cimentam num todo.

Irrompemos pelo gabinete - vendaval exaltado, nervoso enorme, surpresa absoluta. Todos suspendem a respiração, mesmo os conspiradores. Depois, ao que parece, disse: digam ao Sr. comandante que a REVOLUÇÃO TINHA COMEÇADO. O capitão Valdemar Patrício comunica ao Sr. Coronel Belo de Carvalho ao que vínhamos, e, então, feito bom conselheiro diz-nos, paternalmente -Sois tão jovens, ides dar cabo das vossas vidas, e que estávamos cercados pela GNR, não o ouvimos. Mas o facto, cerco pela GNR, a sua consideração, outrora, muito assustou um capitão que depois recriou, em puro delírio, a tomada da EPA, vergonha inscrita no livro dos 150 anos da Escola Prática de Artilharia. Escandalosa mentira a somar e a multiplicar por outras tantas. Indelével realidade que leva o meu camarada Serafim Pinheiro a dizer, há anos, que se construa o livro branco do 25 de Abril, e, entretanto, já morreram Salgueiro Maia, Varela Gomes, Otelo, Dinis de Almeida, Miranda, Queiroz de Azevedo e, do outro lado, o tenente coronel Nascimento - um grande oficial. Erramos em relação a ele - logo, nunca será feito, ou se sim, só quando existir O MESTRE e quem o confirma.

CUMPRIMOS! HEROICO- PÁ! (nem uma foto, mais genuíno e total, tudo para os factos, nada para as fotografias - operacionais, simplesmente, operacionais, imensa virtude e a soberana verdade dos actos, tão somente )

23h 24 Abril 74

A EPA É MFA È ABRIL ABRIL ABRIL..

Um mundo novo explode, o velho implode. Na marcha para os seus quartos, onde, o comandante ficaria lá no alto, na guarda levava a espingarda à vaidade Almeida Bruno( também era vaidade e silva),porém, pareceu-me que o tenente coronel Nascimento ia iniciar o acto para me desarmar. Fui mais rápido e passei a arma para a posição de combate.... coisas....

Não julguem os pretensos avaliadores que hesitaríamos em defender a causa que nos conquistou -A DETERMINAÇÃO ERA TOTAL, E FARIAMOS FOGO, SE, E QUANDO NECESSÁRIO, sem hesitação. Oh figurantes e escribas da História!!! coisas...

Começa um vertiginoso rebuliço trazer todos para a revolução. Vieram todos, com mágoa os sargentos do QP ficaram no quartel, ainda, fui à casa de uns, estavam em festa , bebidos, ficaram todos por lá, á excepção de um, suspeito de ser bufo, o 1º Sargento V.... que provocativamente o capitão, na minha opinião duplo ( as asneiras que fez) que comandou a companhia queria que viesse no meu pelotão. VA DE RETRO DAQUI! NUNCA IRÁS COMIGO!

MY GOD!

Que tropa tudo mexe, tudo desanda é o Capitão Duarte Mendes a separar o pessoal que vai para Lisboa e o que fica em Vendas Novas ,choco-me com o seu critério, mas a coisa vai. Diz-me o capitão Duarte Mendes (ainda o vejo, como a tudo isto) que compreende a minha atitude, fazia parte da equipa (Ruaz, Andrade da Silva, Henrique Pedro). Que fez o plano de tomada da unidade, com tanto de surrealismo. Uma peça histórica, naturalmente perdida. Preocupava-nos a acção operacional, exclusivamente. Falhou o fotocine.. coisas...

É o tenente Brandão e as idas ao polígono para buscar as granadas de mão que só podiam ser ofensivas, o nosso pessoal estava pouco treinado. É o grande e enorme soldado Cardinali (familiar do pessoal do circo, já partiu) quer levar a boina como o seu tenente - SIM! e o lança foguetes instalazza -SIM; mas antes um breve treino, em caso de disparo ninguém pode estar atrás, isto, lança uma língua de fogo. Pronto, em frente. Meteria medo. Vai de pé na Berliet apontando o monstro - INTIMIDA!

Entretanto, com o capitão Santos Silva e o tenente Amílcar Rodrigues, fomos tocar à campainha da GNR, ninguém nos recebeu. Regressamos ao quartel. Surrealista. A GNR ficava à saída de Vendas Novas..mas quiçá... foram de férias, ou já estão todos... connosco, neutralidade activa.. o que saberiam???

3 HORAS O VULCÃO EXPLODE

MONTAR VIATURAS !

MOTORES EM MARCHA!

-VAMOS PARA LISBOA - LIBERDADE!

E aquele magma de 6 obuses 8,8 e a companhia de atiradores de artilharia VAI A CAMINHO DE UMA AVENTURA DO TAMANHO DO UNIVERSO.

VAMOS!

Uns ficam perto de Vendas Novas com os obuses 10,5 para cortarem o passo a ousados do 24 de Abril. Cumpriram a sua missão. Um batalhão do regimento de Beja fez-se à estrada, mas em Montemor o Novo ao saber dos obuses em vendas novas, fez muito bem, recuou - MAIS GUERRA PARA QUÊ?

E nos caminhos para Lisboa:

Noite fria, escura, fria, silenciosa como nunca antes sentira (clima e o escondidinho coiso do herói humano) Rasgando a noite ,tudo calmo., muito calmo

4H... Rádio:

Aqui posto comando das Forças armadas ...

"Eh pá tamos bem...!"

A noite ficou melhor, e o Cardinal deu passos de Tango com a instalaza...Porreiro PÁ!

5 H.. Rádio..

Posto Comando Forças Armadas:

Povo Português a hora é grave. As Forças Armadas Portuguesas Vão mudar a face de Portugal ..... Médicos acorram aos hospitais, não queremos derramamento de sangue, mas.. População ficai em casa.....

E nós jovens, eu, com os meus 25 anos e os militares com os seus 22, metidos neste turbilhão, com o povo, a burguesia e as suas tropas a dormirem. Do nosso lado borregaram alguns. e outros saíram dos quartéis às 6h, quando a saída era às 3h... coisas.... o ministro do exército com insónias acordado , e nós vamos avançando, avançando, mais confiantes - VENCEREMOS!

O QUE NOS ESPERA? O QUE ESTAMOS A FAZER? A VIDA DESTA RAPAZIADA!... MAS SE "O DIA INTEIRO" NASCER, QUE GRANDE FEITO ESTE!

Se morrermos estamos a cumprir um dever exultante para com a Pátria, o nosso povo (nós) , os povos africanos e asiáticos . HEROICO!

7h

Subimos para o Cristo Rei, desencanto, as pessoas que descem, nem nos olham, somos o quê??

Chegamos, Obuses em posição - ai do navio que se atravessasse no nosso caminho; português ou da NATO (se da NATO, a Espanha franquista invadia-nos???? )

A infantaria toma posição - deter a TODO O CUSTO os fuzileiros navais , fazem o sinal com os bonés e passam, não levaram com a bazuca Depois, mais tarde, regressam com a conversa das zonas de acção / responsabilidade de cada unidade. O Cristo Rei era responsabilidade deles, sim.. mas... ontem, hoje, o nosso comandante era o ÓSCAR, fossem bugiar e foram.

Não cumpriram a sua missão na António Maria Cardoso, mas....

9 h

o povo de Almada aparece em massa, montam uma cozinha de campanha, e dão-nos comida todos os dias, com o apoio do restaurante, onde, depois contou Luisa Bastos, (Cantará, ainda ???? ). Estiveram sempre connosco até 27 de Abril -grande povo, grandes irmãos BEM-HAJAM . Mudei com vocês fiquei mais humano, mais povo. AMO-VOS!

E se os aviões nos atacassem, estávamos numa posição careca sem armas anti-aéreas. Não vieram porreiro pá. Veio o sacerdote do templo Cristo Rei. Disse-nos que Cristo estava connosco e ele também .BONS ALIADOS!.... isto está mesmo a andar.

ÒSCAR EXALTADO:

SE A FRAGATA GAGO COUTINHO FIZER, NEM QUE SEJA, UM TIRO DE SALVA CONTRA SALGUEIRO MAIA VOCÊS AFUNDAM O NAVIO TOTALMENTE.

Sem hesitação bateria carregar para n ..., até afundar a fragata . Bateria apontar e, assim, esteve debaixo de mira. Sem HESITAÇÃO levariam com tanta granada 8,8 que o navio ou ia pique, ou os marinheiros cavavam. Só ficava o comandante Louçã que pouco faria, Baixaram os tubos, deixaram de pairar, naquelas águas do cais das colunas, e regressam ao mar da palha. Ainda bem que o fizeram, mas perdemos a oportunidade de entrar na história com elevado estrondo e glória, assim, não houve estrondo, não houve TV e nos esqueceram, mas a nossa ameaça de convicção total foi predeterminante para tudo acabar neste desiderato sem tiros. HONRA E GLÒRIA A TODOS E AO CRISTO REI. VENTUROSA VITÓRIA, ficamos muito bem.

13h O INESPERADO

A coluna de blindados de Estremoz chega, e à sua frente vem o comandante do regimento armado de pistola e num carochinha, olhei e olho a cena com a ternura de um filme militar de Cantiflas, ou Raul Solnado coisas.... depois foram para Lisboa, onde, cumpriram e bem as suas missões, e face ao seu atraso coube-nos a DITA de ir libertar os camaradas presos na Trafaria. A sorte distinguiu-nos com um feito Imortal - libertar os nossos camaradas do 16 Março das Caldas presos na Trafaria, entre eles Almeida Bruno, Varela (gramava-o) e Casanova Ferreira, estes, dois últimos já partiram. A maldade valerá alguma coisa ???

PRISÃO DA TRAFARIA

Obus à porta. A Infantaria cerca a prisão, tomando posições no café esplanada da Trafaria, ainda lá está. A menina Fátima, hoje, senhora indica-nos as escadas para o 1ºandar, diz-nos, agora, que já nos esperava. Um susto para o pessoal que tomava o café, e teve de se esconder num alçapão. Tudo durou muito pouco tempo. Todos os camaradas presos no 16 Março foram libertos, e, contrariamente, todos os que não fossem militares, nem bombeiros, foram detidos: Militares da GNR e até o sinaleiro -exagero - desculpa-nos pá! coisas dos golpes estado-revolução .

Almeida Bruno " vaidosamente" no meu jeep, de pé, transporta a bandeira nacional, vou ali sossegado. Os militares da GNR, alguns muito novos, iam muito nervosos. Chegamos ao Cristo Rei VITÓRIA - ENORME, ALEGRIA TOTAL, mas eis, se não quando, Almeida Bruno pede uma escolta para ir para a pontinha formar governo, mas como ??? coisas .... e aquele guarda, em sentido, pede -me: Vossa Senhoria, meu tenente, dá licença que vá verter águas! Fico atrapalhado estará a gozar-me, mas no meu hábito ligeiro - 25 anos - pergunto-lhe quer mijar? Perdoa-me ó camarada não sabia que na GNR era assim, mas era, viu-o depois. Regressaram a casa. Missão Cumprida. VIVA!

Outra missão mui complicada - ir receber a rendição da Policia do Exército na Calçada da Ajuda,

Por ali ficavam os Carros de Combate de Junqueira dos Reis. O capitão Monteiro, cujo nome refiro com todo o desagrado, mandou formar a companhia no largo entre PE e Regimento Cavalaria, asneira crassa, e lá veio o meu camarada tenente Carmo dizer-me: se já não estivéssemos do vosso lado saia pela porta norte um M47 e vocês buf. Retorqui- lhe à Aljubarrota - e nós com os nossos obuses estacionados no inicio da calçada (falso) mandávamos os teus carros de combate para o sitio donde nunca deviam ter saído - O INFERNO!

Nenhuma novidade, esperávamos, entretanto, populares pedem-nos para irmos socorrer a população junto à Antonio Maria Cardoso. Somos voluntários, mas chuviscava e os nosso óptimos rádios racais ficavam inop, atmosfera ionizada, e nós, bons militares, ficamos ali. Sem ordens de Óscar nem um passo.

Decorre a negociação com a polícia militar, renderam-se, nós entramos, ouvimos aqueles aprumados bater de tacões, e ali ficamos, pernoitamos

Marcelo já tinha caído Proclamação da junta

Abraço camaradas VITÓRIA!

Foi porreiro! Fomos heróicos.. o pensamos, genuinamente, mas tornou-se depravado

no dia seguinte leves como pombas da paz regressamos ao Cristo Rei. Vínhamos todos - FESTA!

Tudo do ontem tinha acabado, ia iniciar-se o quê?????? Pensávamos, mas... o Futuro e uma descoberta

Regressamos a Vendas Novas a 27 . Todo o povo nos saúda: A LIBERDADE, O AMOR. O DAR AS MÃOS, O MUNDO NOVO E DIFERENTE IA NASCER, porém, chegamos a vendas Novas, e já tinhas um novo comandante nomeado, mas vindo de... porquê, um desconhecido, estranho mas...

Comemorou-se a vitória na construção daquele Abril desejado, inorgânico sem um dono, era MFA e já inicio da aliança POVO-MFA: apoio às populações, habitação, pão, educação, saneamento básico, igualdade, emprego, creches e lares de dia (Couço) etc ,sem ismos, mas com o POVO-MFA - do concreto para a conceptualização/organização

Bem, mas outras coisas corriam, coisas; o 25 de Abril para muito é mais 1º de Maio que aquele 25 de Abril; para muitos outros é a 1º pedra de um Casino e para outros o inicio da construção da traição, porque devemos ser fuzilados - a descolonização; para poucos a construção do novo sem plágios - vencidos, ignorados e MATADOS, como na África do Sul fascista,

EIA HOJE 25 ABRIL 2022

Hoje, em 2022 chegamos com o 25 de Novembro 75 ao território da Europa, mas abraçamos mais os vícios que as virtudes; os militares de Abril: uns já morreram, outras servem em partidos e os demais são meras figuras de retórica invocados por alguns para se legitimarem um outro qualquer 25 de Abril, e, por tudo isto, por força de abutres, jogadores de Casino, corruptos , fascistas com ADN hitleriano levados ao colo, estamos onde estamos ,com essa terrível certeza de desgraça a crescer - o CHEGA. Ácido sulfúrico contra Abril --- eia ao que chegámos!

Encurtando razoes e muito texto, mas sei que há poucos, poucos, que vivem este glorioso Abril. Serão um pequeno sinal de heroísmo, bravura desobediência à Salgueiro Maia da Ribeira das Naus, se estes poucos não encontrarem a juventude e a juventude não os encontrar, o FUTURO SERÀ ATÈ QUANDO FOR TOLERÀVEL- O MAIS DO MESMO - desde que o dinheiro do Orçamento Geral do Estado permita a 60% dos portugueses viverem a modos que lhes parece o melhor possível.

E, assim, o 25 de Abril é uma comemoração multiforme para legitimar as metamorfoses e também sepultar o vero 25 de Abril -lutaremos . Mas estar nesta doente democracia será sempre melhor que estar nas ditaduras corruptas e desumanas dos CHEGAS.

Comemoro Abril dizendo juventude retomem Abril na sua génese:

LIVRE, INDEPENDENTE. GENEROSO PROMOTOR DA EQUIDADE, SABER, MOBILIDADE SOCIAL, DESENOLVIMENTO, DAS VERDADES E DEFENSOR TOTAL DA HONESTIDADE.

QUANTOS SOMOS?????

o resto... é uma longa história com muitos capítulos

QUE SE DEFENDA, CONSTRUA E VIVA AQUELE ABRIL NASCIDO EM 1974

VIVA O INVICTO 25 ABRIL 74

Andrade da Silva*

Presidente da Direcção da Associação Salgueiro Maia

Coronel de Artilharia Reformado, licenciado em Sociologia e Psicologia.

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome