Cabo Verde: Atentado contra filho do primeiro-ministro atribuído ao crime organizado
09-01-2015 - N.A.
O Governo de Cabo Verde atribuiu aos narcotraficantes a autoria do atentado contra o filho do primeiro-ministro, ocorrido a 30 de Dezembro, e relaciona-o com o assassinato da mãe de uma inspectora da Polícia Judiciária em Setembro.
Assim, o Executivo considera que o atentado contra José Luís das Neves, filho mais velho do primeiro-ministro, José Maria Neves, está inserido no mesmo padrão do ataque às instituições do Estado e configura-se como mais um atentado contra a segurança nacional.
De acordo com o ministro da Defesa Nacional, Jorge Tolentino, este tipo de criminalidade organizada e com conexões transfronteiriças distingue-se como um dos desafios de segurança e ordem pública, exigindo assim respostas a níveis adequados.
Por sua vez, o presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, alertou a população para um fenómeno novo de criminalidade, considerando que a solução não passa apenas pela alteração das leis, mas também pela união dos esforços de todas as instituições do Estado no seu combate.
“Eu não queria pronunciar-me em concreto sobre um caso (atentado contra José Luís das Neves), ainda que ele seja marcado por contornos muito especiais, muito particulares, um caso que revela muita gravidade, que merece toda a nossa atenção e preocupação e que, acima de tudo, vem na sequência de outros casos também muito graves”, declarou o chefe de Estado.
José Luís das Neves, economista de 36 anos, foi vítima de mais de cinco disparos na região do abdómen à porta da sua casa, na noite de 30 de Dezembro, na cidade da Praia. O seu estado de saúde tem evoluído bem, estando sob cuidados médicos permanentes.
Fonte: A Semana
Voltar |