Angola: Mercado de dívida pública traz benefícios às empresas
27-12-2014 - N.A.
O mercado secundário (bolsa) de dívida pública, inaugurado no passado domingo, 21, em Luanda, vai permitir às empresas adquirirem títulos da dívida pública por via dessa instituição, em vez de a adquirirem directamente do emissor (Ministério das Finanças e Banco Central), informou o economista Lopes Paulo.
O especialista, que falava à imprensa sobre a abertura do mercado secundário de dívida pública, disse que numa segunda fase este instrumento financeiro vai ser abrangente ao mercado de capitais. “Isso quer dizer que as empresas vão poder listar na Bolsa e captar financiamento”, afirmou Lopes Paulo.
O mercado de capitais em Angola prevê diversas etapas antes de evoluir para uma “Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) ”, por isso, a sociedade gestora de mercados regulamentados estabeleceu gerir, numa primeira fase, o mercado especial da dívida pública e, depois, evolui para uma Bolsa.
A Comissão de Mercado de Capitais (CMC), que fundou a Bolsa da Dívida e Valores de Angola num cauteloso e longo processo, já foi admitida como membro associado da Organização Internacional das Comissões de Valores.
As autoridades locais consideram que o mercado de capitais é fundamental para a diversificação e desenvolvimento da economia não petrolífera angolana, reunindo elevadas expectativas quanto ao seu funcionamento.
Fonte: Jornal de Angola
Voltar |