Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirm de Portugal e do Mundo


Leituras Recomendadas

A Solução Novo Escudo
João Ferreira do Amaral e Francisco Louçã
Lua de Papel

O que fazer no dia seguinte à saída do euro?

João Ferreira do Amaral e Francisco Louçã partiram de pontos de vista diferentes. Mas juntaram-se para pensar soluções tecnicamente razoáveis, quantificadas, uma alternativa que responda a dificuldades sem o recurso a slogans publicitários. O resultado é o livro “A Solução Novo Escudo”.

Na apresentação do livro editado pela Lua de Papel, Francisco Louçã explicou que os dois autores uniram esforços a partir de pontos de vista diferentes. “O João Ferreira do Amaral tem defendido sempre que a saída do euro é a primeira solução para Portugal. Eu tenho defendido, em contrapartida, que é a derradeira solução para Portugal, que é difícil”. Mas, explicou Louçã, “tenho vindo a pensar que não havendo reestruturação da dívida e não havendo, portanto, um alívio das condições estruturais da balança de pagamentos em Portugal, a mais difícil pode tornar-se a única solução no nosso contexto”.

A soberania nacional exige

“Fizemos este livro para responder à pergunta: independentemente de considerarmos que é a melhor ou a única solução, se tivermos de optar pela saída do euro, o que é que fazemos?”

E enumera: os problemas jurídicos da relação com a União Europeia; os problemas práticos da emissão de moeda; o controlo das contas externas; impedir que haja fugas de capitais; garantir a segurança dos depósitos dos depositantes e das poupanças; garantir a estabilidade do sistema bancário; garantir as condições legais do Estado, do novo Banco de Portugal, a nova moeda, a política monetária, a política fiscal.

 


 
Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome