Os Lambe Botas…
24-06-2016 - João Pica
Infelizmente em Portugal tem se vindo a desenvolver uma “modalidade” que eu julgava que com o avanço civilizacional da sociedade fosse cada vez mais se perder e entrar em desuso. No entanto antes pelo contrário e eis que se tornou numa das “modalidades” com mais praticantes em Portugal. Os Lambe Botas!
A bota pode ser de quem quer que seja desde que seja de sempre de um qualquer superior hierárquico isso é que interessa. Podendo passar pelo actividade profissional, empresarial ou política o que interessa é escolher bem o “alvo” de forma a começar a lambidela da bela da bota de forma a fazer um bom “trabalho” para se conseguir receber o “bem” merecido prémio…
Neste percurso do lambe botas a ideia do mesmo, o seu objectivo, é ir ascendendo na hierarquia embora possa haver casos em que se poderá descender e ai ou terá sido um mau Lambe Botas ou então escolheu mal o alvo!
Esta é uma modalidade que tem vindo a aumentar a olhos vistos de à trinta anos para cá. No tempo da “velha senhora” via-se esta prática mas em dimensões extremamente reduzidas pois tendiam a ser, os Lambe Botas, socialmente menosprezados e de alguma forma ostracizados no fundo quase ninguém gostava do então “engraxador” (Lambe Botas) …
Os tempos mudaram, evoluíram e o engraxanço evoluiu de tal forma que foi promovido a lambe-botas!
As diferenças são poucas, em termos de subordinação hierárquica e flexibilidade de movimentos, entre engraxar umas botas e passar a lamber essas mesmas botas apenas, talvez, será necessário maior flexibilidade e destreza física...
A grande evolução e diferenciação é que estamos a passar para uma fase de profissionalismo do lambebotismo. Sendo que o pior é que a nossa sociedade não só aceita o lambebotismo como forma prática e usual de subir na vida, como começa também a ser uma qualificação exigida por muitos dos superiores hierárquicos…
Conclui-se que o lambebotismo está já na genética da subida hierárquica no entanto dentro desta classe de “atletas” é preciso ter muita atenção pois facilmente passam do estádio de Lambe Botas para o estádio de Morde nas Botas…
João Pica
Voltar |