Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Ministério Público analisa declarações de Joe Berardo

17-05-2019 - Mário Aleixo

Esta quinta-feira serão entregues ao Ministério Público (MP) as declarações prestadas por Joe Berardo na comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos.

Na quarta-feira, o presidente da comissão revelou aos jornalistas que mandou transcrever o que o empresário disse na passada sexta-feira.

Um pedido de transcrição urgente para que as declarações sejam enviadas ao MP para que sejam investigados eventuais indícios de crime.

A comissão de inquérito à Caixa vai reunir-se, às 14h00, com carácter de urgência, para analisar o pedido do CDS-PP sobre a retirada da condecoração da Ordem do Infante D. Henrique ao empresário.

Na reunião será pedido aos grupos parlamentares que avaliem a situação, como revelou aos jornalistas o presidente da comissão, Luís Leite Ramos. 

O CDS-PP pediu para que seja instaurado um "processo disciplinar" para retirar a comenda e grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique ao empresário Joe Berardo, devido às declarações que fez no parlamento. 

O Conselho das Ordens vai reunir-se esta sexta-feira para avaliar se retira as condecorações a Joe Berardo

A lei diz que as condecorações só devem ser retiradas a quem for condenado a três ou mais anos de prisão efetiva, como aconteceu a Carlos Cruz ou Armando Vara.

Os titulares das ordens honoríficas podem, no entanto, perder os títulos se não cumprirem os deveres a que estão obrigados, como defender e prestigiar Portugal em todas as circunstâncias, com virtude e honra. Se isto não acontecer, deve ser instaurado um processo disciplinar.

Manuela Ferreira Leite é chanceler do Conselho.

Fonte: RTP

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome