Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Manuel Alegre critica "desleixo, incompetência e amiguismos" no Estado

20-10-2017 - TSF com Lusa

Manuel Alegre critica as reformas que fizeram com que os meios de combate aos incêndios fossem "entregues ou partilhados com empresas privadas".

O histórico socialista Manuel Alegre assina esta quarta-feira um artigo de opinião no Diário de Notícias em que afirma que a tragédia dos incêndios mostra a "falência do Estado", causada por "desleixo, incompetência e amiguismos".

O jornalista Rui Silva resume o artigo de opinião de Manuel Alegre sobre os incêndios

"Dá vontade de chorar e não consigo ficar calado. É um símbolo triste da falência do Estado, fruto de décadas de desleixo, de incompetências, de amiguismos múltiplos, da submissão do interesse geral a interesses instalados e da capitulação perante lógicas que não são a dos fins superiores do Estado e do país", escreve.

"Vi o meu país a arder, sei que morreram cem pessoas em quatro meses e não consigo ficar calado. Talvez a culpa seja minha, porque fui deputado e participei na construção de uma democracia que a páginas tantas se distraiu e não soube resolver problemas estruturais, como o reordenamento do território e das florestas, assim como o combate ao abandono e à desertificação do país", lamenta.

O socialista diz ter "por vezes" protestado, mesmo contra o seu partido, mas que tal "não foi suficiente".

Alegre defende que "os meios de combate aos incêndios devem passar para o Estado" e que é urgente "a criação de um corpo nacional de bombeiros profissionais organizado segundo normas e regras de tipo militar".

"Vai ser preciso enfrentar preconceitos e interesses instalados, mas este é um tempo em que é preciso coragem para tomar decisões para que o Estado não se demita de exercer as suas funções de soberania e seja capaz de proteger o território e garantir a segurança dos portugueses", conclui.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 41 mortos e cerca de 70 feridos (mais de uma dezena dos quais graves), além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Fonte: TSF

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome