Edição online quinzenal
 
Terça-feira 23 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

112 com menos de metade do número ideal de operadores

10-08-2018 - N.A.

A Central do Sul do 112 tem no máximo 8 operadores por turno para cobrir um total de nove distritos. Central recebe uma média de 10 mil chamadas por dia.

A central do Sul do 112 está a funcionar com pouco mais de um terço dos trabalhadores que deveria ter ao seu serviço. A denúncia é do jornal Correio da Manhã e baseia-se na escala de serviço para o mês de agosto.

Recorde-se que esta central tem de cobrir as emergências dos distritos de Santarém, Portalegre, Évora, Faro, Beja, Castelo Branco, Leiria, Lisboa e Setúbal, numa média de 10 mil chamadas diárias. O tempo ideal de espera por resposta não deveria ultrapassar os 6 segundos, sendo atualmente de 3 minutos.

Para se ter uma ideia da situação atual, nos primeiros dias de agosto, a central que serve nove distritos portugueses, operou em turnos de quatro, cinco e seis operacionais da Polícia de Segurança Pública ou Guarda Nacional Repúblicana – os responsáveis pela triagem inicial das situações de urgência ou emergência médica. Na sexta feira, dia 3 de agosto, um dos dias em que as temperaturas bateram recordes e aumentou o número de incêndios em território nacional, a central do Sul do 112 funcionou apenas com 14 operadores. A segunda quinzena de agosto verá um aumento de trabalhadores, sendo que o número não superará as 8 pessoas por turno.

A gestão dos milhares de chamadas é dificultada pelo elevado número de contactos que não constituem uma emergência: cerca de 75%.

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia afirma que o sindicato já entrou em contacto com o ministério da Administração Interna, mas que nada foi feito. Por seu turno, o ministério informa que está a decorrer neste momento um processo de recrutamento de novos operacionais junto da Guarda Nacional Republicana.

Esquerda.net

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome