Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Relatório denuncia "promiscuidade" na saúde entre público e privado

22-06-2018 - Nuno Guedes

O Observatório Português dos Sistemas de Saúde revela que não estão identificados os médicos que trabalham no público e no privado. Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde previsto na lei nunca foi feito.

O Estado não sabe que médicos trabalham no público e no privado, ao mesmo tempo. O alerta é do relatório anual do Observatório Português dos Sistemas de Saúde que reúne especialistas de várias universidades.

O documento fala numa crise nos cuidados hospitalares, de uma Lei da Saúde Pública que ainda não foi aprovada e de Cuidados de Saúde Primários com carências estruturais, mas também destaca um problema de recursos humanos que coloca em causa todo o planeamento: onde estão e onde trabalham médicos e enfermeiros?

O coordenador do capítulo sobre os recursos humanos explica que assim é difícil fazer qualquer diagnóstico sobre as necessidades que o país tem na área da saúde, havendo milhares de casos em que nem as ordens profissionais conseguem dizer onde andam médicos ou enfermeiros.

Tiago Correia diz que é óbvio que o Serviço Nacional de Saúde sabe a quantos paga, mas o problema é o que fazem ao certo os que trabalham no público e os que trabalham no privado.

Desde 2015 que a lei prevê que se faça um Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde, mas a medida nunca saiu das intenções.

Um dos problemas é não se saber quem trabalha no público e no privado ao mesmo tempo, algo que para Tiago Correia é "bastante preocupante" pois o Serviço Nacional de Saúde acaba por não saber as razões que levam os recursos humanos a fazerem outras atividades.

Além disso, admite o investigador do ISCTE, "esta é uma das formas de perversão das relações público-privado na saúde em Portugal".

Ou seja, detalha Tiago Correia, "profissionais que deambulam entre público e privado o que faz, também, com que os doentes deambulem entre os dois lados em função das várias conveniências e raramente são as conveniências do Estado".

O coordenador do relatório na parte sobre recursos humanos na saúde defende, por isso, que para defender o SNS e garantir a igualdade entre as pessoas, evitando a "promiscuidade" e o "vai e vem" de profissionais e doentes, é preciso ter transparência.

Ordem dos Médicos recusa qualquer promiscuidade na saúde

O Bastonário da Ordem dos Médicos afasta qualquer irregularidade no exercício da profissão em simultâneo no setor público e privado. Miguel Guimarães estima que perto de 65% dos médicos que exercem no Serviço Nacional de Saúde também trabalham no privado, mas sublinha que a situação é perfeitamente legal.

Em declarações à TSF, o Bastonário diz ainda desconhecer o encaminhamento de doentes entre os hospitais públicos e privados, exceto os casos de alguns pacientes que iniciaram tratamentos oncológicos em unidades privadas e tiveram de ser trasnferidos porque o seguro não permite a continuação dos tratamentos. Miguel Guimarães reconhece que esta é uma situação desconfortável e sugere maior regulação.

Ainda assim, o Bastonário sublinha que se os casos de doentes que passam do setor público para o privado acontecem "o ministério da Saúde tem a faca e o queijo na mão" para combater o problema.

Fonte: TSF

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome