Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 18 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Síria: Marisa Matias acusou Macron de agir como “um pequeno Napoleão”

20-04-2018 - Esquerda.net

Na terça-feira, a eurodeputada bloquista acusou Macron de ter uma “concepção de democracia napoleónica”, referindo-se ao facto de o presidente francês, com Donald Trump e Theresa May, ter avançado “para um ataque sobre a Síria sem consultar rigorosamente ninguém”.

“Senhor Macron, o senhor apresentou-se aqui como Presidente de França, mas na realidade parece pensar que é um pequeno Napoleão. É que veio fazer uma declaração de amor à democracia, disse mesmo que a democracia não é uma palavra oca, e eu pergunto-lhe: que democracia? A democracia que decidiu executar há menos de uma semana, quando unilateralmente com [Donald] Trump e [Theresa] May avançou para um ataque sobre a Síria sem consultar rigorosamente ninguém?”, questionou Marisa Matias no debate no Parlamento Europeu sobre o “Futuro da Europa” com o presidente francês, Emmanuel Macron.

“A sua conceção de democracia não tem cidadãos? Não tem parlamentos? Não ouviu sequer a assembleia francesa? Ridicularizou as instituições europeias. É essa a sua conceção de democracia? Senhor Presidente, a sua conceção de democracia não é oca, é inexistente. A sua conceção de democracia é napoleónica. E nós queremos uma democracia completa”, acrescentou Marisa Matias.

De acordo com a dirigente do Bloco de Esquerda, se Macron “quer paz no Médio Oriente, tem um bom remédio”: “Pare de vender armas. Está numa ótima posição para fazê-lo”, rematou a eurodeputada bloquista.

Durante a sua intervenção, o presidente francês reforçou que a operação militar na Síria, levada a cabo no passado sábado pelos Estados Unidos, França e Reino Unido, foi legítima, não sendo comparável às intervenções em países com o Iraque e Líbia.

“Tínhamos o dever de intervir para defender os nossos valores”, vincou.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome