Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

"Deixem-nos chorar os mortos", dizem moradores

23-06-2017 - Lusa

As mortes do fim de semana, vítimas do incêndio violento, ainda não estão resolvidas na cabeça de muitos moradores de Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra, cansados da excessiva cobertura mediática da tragédia.

Em Vila Facaia, Maria, 86 anos, diz que já deu "quatro ou cinco entrevistas". Agora, "deixem-me em paz, que quero chorar a minha vizinha" que morreu, carbonizada, perto da Estrada Nacional 236-1, que todos agora chamam de "estrada da morte".

Não quer falar e refugia-se no xaile negro, à espera que a deixem. O cansaço é evidente, dantes pelo fogo que rondava as casas e agora pelo bulício diário de operadores de proteção civil, assistentes sociais e jornalistas.

A poucos quilómetros, na Graça, António diz que já falou "demais" com jornalistas. "Até dei entrevistas em inglês e eu não sei inglês".

No Nodeirinho, José Santos pediu aos jornalistas que se vão embora: "vocês já fizeram o vosso trabalho, nós percebemos, mas agora deixem-nos".

Já em Foz do Alge, concelho de Figueiró dos Vinhos, onde o fogo só esteve perto, a conversa foi a mesma.

"Nunca vi tanto jornalista junto", diz Manuel Batista Antunes.

No local, estão centenas de jornalistas a trabalhar, com equipas de todos os principais órgãos de comunicação social nacional e muitos internacionais.

Nas ruas e estradas por onde o fogo andou, ouve-se falar todas as línguas. "Já falei a ingleses, espanhóis e franceses, por acaso você é o primeiro português que encontro", disse, sorrindo, à Lusa voluntário João Ponciano.

Carlos David, presidente da direção dos bombeiros de Pedrógão Grande, diz que a "poeira ainda não assentou" e ainda falta aprender a viver com "a dor da perda" de amigos próximos.

"Perdemos gente que conhecíamos. Isso é duro. Ainda não estamos a viver isso, precisamos que toda a gente saia, que isto acalme, para começarmos a fazer o nosso luto", explica o dirigente associativo.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome