Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Segurança Social compra à CGD edifício de Tomás Taveira por 50 milhões

16-06-2017 - Zap

O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) adquiriu, por 50 milhões de euros, a antiga sede do ex-Banco Nacional Ultramarino, que é propriedade da Caixa Geral de Depósitos, com o intuito de concentrar todos os seus serviços num mesmo edifício.

A notícia é avançada pelo jornal Público, que salienta que a compra do imóvel na Avenida de Berna, em Lisboa, foi concretizada em Maio de 2017.

A ideia do Ministério do Emprego e da Segurança Social é criar uma espécie de loja da Segurança Social, de modo a concentrar num único local os serviços que estão, actualmente, espalhados por 13 edifícios pela capital.

A medida vai permitir poupar cerca de 1,5 milhões de euros por ano, conforme refere a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, em declarações ao Público, especialmente com “reduções em comunicações, serviços de limpeza, segurança, condomínios e manutenção”.

“Nas contas do ministério entra ainda uma potencial receita para o FEFSS com o arrendamento ou alienação dos imóveis que ficam livres, avaliados pelos mesmos 50 milhões de euros”, aponta ainda o Público.

O icónico edifício de escritórios da Avenida de Berna, antiga sede do ex-Banco Nacional Ultramarino, foi construído em 1989, com projecto do arquitecto Tomás Taveira. Tem frente predominante sobre a Av. 5 de Outubro, sendo o tratamento da esquina distinto da restante composição.

O imóvel foi menção honrosa no Prémio valmor 1994. Integra-se na corrente free style, caracterizada pela mistura de várias linguagens – neste caso, disse na altura o júri do prémio, “através dos coroamentos tipo egípcio ou dos volumes neo-modernistas do remate da galeria, definidos por um espectro de cor forte e extenso”.

O desenho das suas fachadas expressa “uma relação formal com um elemento mítico do imaginário popular – a guitarra“, tornando-o um dos mais característicos edifícios do centro de Lisboa.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome