Edição online quinzenal
 
Terça-feira 16 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Os bancos não precisam das poupanças: “Os clientes que procurem melhores condições”

26-05-2023 - Zap

Vítor Bento assegura que os bancos estão a tentar ao máximo ajudar as famílias – e que não precisam dos depósitos para sobreviver.

Os juros do crédito à habitação (empréstimos) em Portugal são definidos pela Euribor, os bancos portugueses não mexem no indexante.

Em relação aos  juros dos depósitos , aí “há uma  interferência  dos  bancos  e cada um tem a sua própria política”.

Definição de  Vítor Bento , presidente da Associação Portuguesa de Bancos, que admite que há  “excesso de liquidez”  no sistema bancário em Portugal.

Por isso,  a maioria dos bancos não precisa de estar a disputar taxas de juros nos depósitos  – embora a competição  já tenha começado e os valores comecem a subir. Vítor Bento tem a certeza de que os juros dos depósitos vão aumentar ao longo dos próximos meses.

Essa competição, a concorrência, surge entre os bancos mas também envolve os  clientes .

Nesse contexto, Vítor Bento disse na rádio Renascença  que os clientes “também têm que ser actores ativos no processo da concorrência e, portanto,  os clientes que procurem onde é que conseguem melhores condições  para as suas próprias preferências, as suas necessidades e os seus desejos”.

E tem-se notado essa reacção: no primeiro trimestre de 2023 terão “desaparecido” 14.4 mil milhões de euros de depósitos bancários, em Portugal.

“Como compreenderá, isso levará os bancos e provavelmente terá já levado, bancos a reagirem. A concorrência vai provocar a convergência das taxas para um valor de mercado”, comentou o presidente.

Nesse processo, muitos clientes estarão a  tentar banco após banco , para encontrarem a melhor solução para o seu caso.

Tendo noção de que há muitas  famílias com dificuldades  financeiras por causa da subida das taxas de juro (não pelo valor em si, mas pelo grande aumento em pouco tempo), é preciso também ter noção da escala, defendeu o responsável: se foram alterados 30 mil créditos, isso significa que só  3%  do total de créditos à habitação foram alterados – entre os principais bancos.

“Não me quero esconder atrás de uma estatística para desvalorizar o problema das pessoas, porque o problema das pessoas é grave, mas também convém que tenhamos a noção de qual é a importância que isso tem em termos do país todo. Se estamos a falar em 3% dos contratos, é porque  muitas outras pessoas conseguem acomodar as situações ”, destacou.

Para as pessoas que passam mais dificuldades, Vítor Bento disse que os  bancos “estão a facilitar o mais que lhes é possível o ajustamento  de parte das pessoas, enfim, daquelas que se considera que conseguirão, pagar o empréstimo ao longo da vida”.

“Se houver clientes que estão numa fase da sua vida que é perceptível, que é  transitória  e que é recuperável, os  bancos , estou seguro,  farão o melhor possível  da parte deles para facilitar a vida dessas pessoas”, reforçou.

Além disso, “é do interesse dos bancos que as pessoas consigam pagar as dívidas.  Os bancos não querem ficar com as casas para coisa nenhuma , até porque isso depois dá-lhes muitíssimo mais trabalho e pouco proveito. Depois tem que pôr os créditos em créditos em incumprimento e, portanto, os bancos querem que os seus clientes paguem”, explicou.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome